Paralimpíadas Escolares | Da Redação | 04/09/2023 12h04

MS conquista vice-campeonato no regional Paralimpíadas no DF

Compartilhe:

O Estado de Minas Gerais foi o campeão da segunda etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023, em Brasília. O anúncio foi realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na noite desta sexta-feira, 1º, no encerramento do evento, que começou na quarta-feira, 30 de agosto. A terceira e última regional será em São Paulo, entre 6 e 8 de setembro. Mato Grosso do Sul ficou com a segunda posição, com um total de 32 pontos no fechamento dos jogos.

Com 37 pontos, os mineiros ficaram à frente do Mato Grosso do Sul, segundo colocado (32 pontos), e de Goiás (27 pontos). De acordo com o regulamento oficial do torneio, a classificação geral das etapas regionais é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece a uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.

Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, encerrou o evento e se orgulhou do desempenho dos 530 atletas presentes em Brasília. “O CPB vem inovando a cada ano e a nossa meta do desenvolvimento esportivo é exatamente aumentar o número de atletas. Neste ano, nós vamos ter cerca de 1.800 crianças participando. Isso mostra que o Comitê está no caminho certo, identificando e dando oportunidade para os jovens”, declarou.

Ao todo, o evento reuniu representantes de 11 estados (AC, AM, BA, GO, MG, MS, MT, PI, RO, RR e TO) e do Distrito Federal, que disputaram provas de atletismo, bocha e natação.

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, com exceção de 2008 e 2020, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a competição é composta por três fases regionais e uma nacional.

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), bicampeão paralímpico e tri mundial; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze nos Jogos do Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.

A primeira etapa regional de 2023 foi realizada em Belém, Pará, de 9 a 11 deste mês. O evento reuniu cerca de 500 participantes de 10 estados na capital paraense e terminou com o título dos anfitriões. A terceira e última fase regional das Paralimpíadas Escolares ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de setembro. O local também receberá a etapa nacional, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a nacional. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.

No ano passado, o Estado de São Paulo terminou como o campeão das Paralimpíadas Escolares. Foi o 10º título do estado desde 2006, ano em que o CPB organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009.

Confira a classificação final da regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2023:

1º Minas Gerais
2º Mato Grosso do Sul
3º Goiás
4º Distrito Federal
5º Rondônia
6º Mato Grosso
7º Amazonas
8º Tocantins
9º Roraima
10º Bahia
11º Acre
12º Piauí

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS