Paralimpíadas Escolares | Com Prefeitura de Dourados | 24/09/2023 07h07

Douradenses conquistam 43 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Compartilhe:

Atletas de Mato Grosso do Sul tiveram excelente desempenho na Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares 2023 e voltam para casa com a segunda colocação geral. A competição aconteceu em Brasília (DF). No total, os sul-mato-grossenses conquistaram 105 medalhas, sendo 63 de ouro, 29 pratas e 13 bronzes.

Na delegação de Mato Grosso do Sul, atletas de Dourados, apoiados pela Funed (Fundação de Esporte de Dourados), tiveram desempenho fundamental para a conquista do Estado. Os douradenses conquistaram 23 medalhas de ouro no atletismo e outras duas na bocha. Além disso, foram mais 12 medalhas de prata e seis de bronze.

“Foi um resultado histórico e que mostra que o trabalho desenvolvido em Dourados com o apoio da Funed é de alto nível. Além das medalhas, tivemos 17 atletas classificados para representar o Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece em novembro”, comemora Luís Arthur Spinola Castilho, diretor-presidente da Funed.

As Paralimpíadas Escolares acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Neste ano, o evento na capital paulista será de 27 de novembro a 2 de dezembro.

Segundo Lugar

A competição na capital federal contou com provas de atletismo, bocha e natação, com a participação de 530 estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 18 anos, com deficiências física, intelectual e visual. A delegação foi coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

Na classificação final, Minas Gerais ficou com o título e Goiás fechou a competição em terceiro. Mais nove unidades federativas participaram da etapa na capital federal: Distrito Federal (4º), Rondônia (5º), Mato Grosso (6º), Amazonas (7º), Tocantins (8º), Roraima (9º), Bahia (10º), Acre (11º) e Piauí (12º).

Por modalidade, Mato Grosso do Sul sagrou-se campeão na bocha, com 43 pontos. O atletismo sul-mato-grossense encerrou as Paralimpíadas em segundo lugar, com 1.104 de pontuação. Já na natação, o Estado terminou na quarta posição, somando 218 pontos. Por um pódio, Mato Grosso do Sul não repetiu o feito da edição 2022, quando assegurou 106 medalhas (52 de ouro, 30 de prata e 24 de bronze) e ficou em terceiro lugar geral.

Em Brasília, a seleção sul-mato-grossense foi composta por atletas de dez municípios: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas. Todos estes se destacaram na seletiva estadual, as Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, realizadas pela Fundesporte em julho deste ano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS