Esportes Radicais | Da redação/com Diario Online | 19/06/2013 12h11

Equipe faz visita técnica para detalhar Jogos de Aventura do Pantanal

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Representantes das federações de seis modalidades esportivas estão em Corumbá realizando uma visita técnica prevendo a realização dos Jogos de Aventura do Pantanal. O evento está sendo estudado para acontecer entre os dias 7 e 10 de novembro em trechos do rio Paraguai, Estrada Parque, área urbana e na Morraria do Urucum.

Entre as modalidades pretendidas para os Jogos de Aventura do Pantanal estão: maratona aquática, corrida de orientação, ciclismo e mountain bike, voo livre, canoagem e stand up paddle.

Os representantes chegaram na cidade no final da manhã desta terça-feira, 18, e devem concluir as visitações na quarta. Segundo o diretor-gerente do Escritório de Projetos da Prefeitura Municipal de Corumbá, Rodrigo Terra, a proposta é fazer retomar o evento, já ocorrido em 2004, fazendo dele um grande momento de visibilidade para a cidade.

"A ideia é que a gente retome novamente como primeira edição e que ele entre no calendário acontecendo todos os anos. Além de atividades culturais, a gente quer agregar a população ao evento, então a ideia ainda não está definida, mas em tese, é que tenhamos escolinhas das modalidades esportivas, workshops, palestras, experimentações, promover o contato com alguns dos melhores atletas do país, enfim, tentar o maior número de possibilidades para que a população participe e não apenas o contemple", disse.

As ideias foram bem recebidas pelos representantes, que pensam em promover várias formas de interação com a população. Para eles, a cidade de Corumbá tem um grande potencial nas várias modalidades esportivas. Uma delas é a de mountain bike, conforme explicou o diretor-técnico da Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul, Carlos César Gimenez.

"Para o mountain bike é o sonho de consumo. Todo atleta gostaria de pedalar aqui por causa das serras, dos rios, da água", disse, explicitando que a realização dos Jogos de Aventura servirá também para estimular a organização de adeptos da prática na região. "Como vai vir muita gente de fora, é o momento de unir, de buscar um impulso maior", falou.

Para o ciclismo, também está se prevendo a realização de provas na área urbana como as descida de escadarias, dois pontos sugeridos, são a do Morro do Cruzeiro que leva à estátua do Cristo Rei do Pantanal, e a da Escadinha da XV.

Com relação às provas de voo livre, o local mais recomendado é a Morraria do Urucum, às margens da BR-262. O ponto é considerado pelos esportistas como um dos melhores do país para a prática esportiva.

O grupo, que é formado por representantes da Associação Brasileira de Parapente, Federação do Desporto Aquático de MS, Federação de Orientação de MS ,Federação de Ciclismo de MS, Federação de Canoagem de MS, Confederação Brasileira de Stand Up Paddle e Federação Baiana de Desportos Aquáticos, tem por objetivo definir trajetos, pontos de largada e chegada das competições, entre outros detalhes para a efetivação das provas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS