Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 22/03/2008 23h37

União Européia admite possibilidade de boicotar as Olimpíadas

Compartilhe:

Munique (Alemanha) - Os países da União Européia podem realizar um boicote em massa aos Jogos Olímpicos de Pequim. Presidente do Parlamente Europeu, o alemão Hans Gert Pöttering quer que a China negocie com o Dalai Lama um acordo referente à situação do Tibete, que vem tendo sua população violentamente reprimida nas últimas semanas por conta dos protestos referentes ao processo de independência pacífica da região.

"Não se pode descartar um boicote aos Jogos Olímpicos. Queremos que eles sejam bem-sucedidos, mas não se o preço pago para tal for um genocídio cultural do Tibete, como diz o Dalai Lama", afirma Pöttering, segundo o jornal alemão Bild am Sonntag, cobrando uma postura dos chineses. "Se não percebermos sinais de uma aproximação, poderemos considerar a possibilidade de um boicote", reconhece.

O político lembrou ainda da importância chinesa na defesa de questões ambientais e econômicas, mas garante ainda que a questão tibetana é de interesse de todos. "A população do Tibete não pode ser sacrificada", resume Pöttering, conservador da União Democrata-Cristã (CDU).

O alemão anunciou também que a questão da província chinesa será abordada em reunião da Câmara de Comércio da Europa nesta quarta-feira, na qual pedirá que os países da União Européia se manifestem favoravelmente em defesa dos direitos humanos. Os próprios germânicos já haviam pedido à China que prestassem contas a respeito do que acontece no Tibete.

"Realizar espetáculos majestosos para a TV enquanto seu próprio país está à beira do caos é algo que não podemos conceber nos dias atuais", argumenta Franz Walter Steinmeier, ministro das relações exteriores da Alemanha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS