Olimpíadas | Assessoria CBF | 04/04/2024 10h35

Daiane Carolina Muniz é MS nas Olimpíadas de Paris em julho

Compartilhe:

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (3) o quadro de arbitragem para o futebol nos Jogos Olímpicos de Paris, em julho. O Brasil será representado por sete profissionais, sendo dois árbitros, quatro assistentes e uma árbitra de vídeo. Dos 89 profissionais indicados, o Brasil é o país com mais árbitros escalados pela FIFA.

O catarinense Ramon Abatti Abel e a paranaense Edina Alves estão entre os relacionados para apitar os jogos. Quatro assistentes brasileiros também foram confirmados nas Olimpíadas: Neuza Inês Back, de Santa Catarina, Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, Rafael Alves, do Rio Grande do Sul, Fabrini Bevilaqua, de São Paulo. No VAR, o Brasil estará representado por Daiane Muniz, de São Paulo.

Brasil é líder em árbitros nos Jogos Olímpicos

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, comemorou o número de árbitros escolhidos para uma competição de tamanha importância.

"As palavras são orgulho e felicidade pelo trabalho que a gente tem feito. Em 2022, já foram sete árbitros convocados para o Mundial do Catar e, nos Jogos Olímpicos, ter novamente sete árbitros convocados, sendo o país com mais indicações, nos deixa muito felizes", comemorou Seneme, que ressaltou também a confiança da FIFA no trabalho da arbitragem brasileira.

"Demonstra que a FIFA confia no trabalho que está sendo realizado. Isso estabelece uma linha de parâmetro que a arbitragem brasileira é confiável e nos estimula a seguir nessa linha de trabalho e melhorar sempre. Há coisas a melhorar? Óbvio que há, não estamos falando aqui da arbitragem perfeita, mas nos deixa muito felizes para seguir no caminho que a gente entende que é o correto", acrescentou.

A Suécia vem logo atrás do Brasil em indicações, com cinco representantes. Argentina, México e França têm quatro escalados cada.

Convidada para a primeira turma do curso Rap-FIFA, que realiza a preparação da arbitragem para a temporada 2024, Daiane Muniz comentou a felicidade de ser chamada para o grande evento esportivo mundial. Ela destacou também a presença feminina entre os indicados brasileiros e a responsabilidade de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.

"Estou sorrindo porque estou buscando palavras pra descrever esse momento especial na minha carreira, na minha vida. Estou muito feliz, me sinto realizada e quero dedicar esse momento de felicidade extrema à minha família, que está comigo nos momentos difíceis", disse Daiane, que também trabalhou na Copa do Mundo Feminina em 2023 e no Mundial Sub-20 Feminino em 2022.

"Tenho a responsabilidade de representar a maior delegação de arbitragem do mundo. Somos sete árbitros do Brasil e, desses sete, somos quatro mulheres. É importante ressaltar esse número, nós fomos oportunizadas pela CBF, um trabalho de treinamento, um trabalho de oportunidades para que a gente mostrasse o nosso trabalho e a capacidade de representar o Brasil no maior evento esportivo mundial", concluiu.

A árbitra Edina Alves já atuou na última Copa do Mundo feminina, no ano passado, na Austrália, sendo sua segunda participação em mundiais. Em 2019, participou do Mundial Feminino da França, onde apitou quatro partidas. Edina é a brasileira com mais partidas apitadas em Copas do Mundo. Soma oito jogos em Mundiais. Ela ultrapassou Carlos Eugênio Simon (com sete).

Neuza Inês Back igualou o ex-árbitro brasileiro, tendo no currículo três Mundiais. Já o árbitro Ramon Abatti Abel, em agosto do ano passado, foi convidado para apitar o jogo entre Al-Hilal e Al-Ettifaq no Campeonato Saudita.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão disputados entre os dias 24 de julho e 10 de agosto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS