Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 17/08/2008 06h10

EUA vencem 4x100m medley e Phelps supera a marca de Spitz

Compartilhe:

Pequim (China) - A Bíblia diz que Deus demorou seis dias para criar a Terra. Em sete, o nadador norte-americano Michael Phelps a conquistou. Do mesmo jeito, Phelps também descansará um dia depois, observando a sua obra. Ao final da sua participação na China, o nadador é agora o maior vencedor em uma só edição das Olimpíadas, com suas oito medalhas de ouro no peito. Uma semana depois de ter comemorado sua primeira vitória nas Olimpíadas de Pequim, Phelps precisou esperar apenas 3min29s34 para realizar o feito que ele mesmo se propôs.

No encerramento das provas de natação, Aaron Peirsol (costas), Brendan Hansen (peito), Michael Phelps (borboleta) e Jason Lesak (livre) quebraram a marca mundial da prova, seguidos pelos australianos e pelos japoneses.

Com a vitória nos 4x100m medley no final da noite deste sábado, o maior medalhista da história dos Jogos superou o seu compatriota Mark Spitz, que havia tido sete êxitos nas Olimpíadas de Munique, em 1972.

A caminhada de Phelps em direção ao novo recorde começou no dia 9 deste mês, quando não só venceu os 400m medley, mas também bateu o recorde mundial da categoria - tudo sob os olhares atentos do presidente norte-americano George W. Bush, que empunhou uma bandeirinha de seu país para vibrar por Phelps.

Depois de abrir com chave de ouro a sua tarefa, Phelps venceu em Pequim também os 100m e 200m borboleta, 200m livre, 200m medley, 4x200m livre e 4x100m livre, além da prova de hoje.

Dessas provas, em duas ele passou perto de ver seu sonho ir por água abaixo. Primeiro, nos 4x100 livre, quando abriu a prova e a entregou em segundo lugar, vendo a equipe francesa liderar até os momentos finais.

Principal estrela dos EUA, Phelps teve que mostrar uma humildade franciscana ao torcer para que seus companheiros fizessem um tempo melhor que o seu. E foi justamente o que Garrett Weber-Gale, Cullen Jones e Jason Lezak fizeram, tornando-se seus apóstolos na missão homérica de superar Spitz.

Com uma incrível ultrapassagem nas últimas braçadas, a equipe dos Estados Unidos garantiu a vitória e bateu o recorde mundial com o tempo de 3m08s24, incríveis 3s99 abaixo da antiga marca, conquistada na véspera pelos próprios EUA, com a equipe reserva - diga-se: sem Phelps.

O segundo susto ficou por conta dos 100 m borboleta, considerada sua pior prova. Com uma largada lenta, Phelps virou em sétimo no fim da primeira perna, mas se recuperou e superou Cavic na última braçada, em uma chegada controversa que chegou a gerar até uma reclamação oficial da Federação Sérvia.

O maior atleta olímpico de todos os tempos - Com 14 ouros em três Olimpíadas - Sydney, Atenas e Pequim - Phelps supera as nove medalhas douradas conquistadas por Carl Lewis (atletismo, em quatro Olimpíadas), Mark Spitz (natação, em duas Olimpíadas), Paavo Nurmi (atletismo, em três Olimpíadas) e Larissa Latynina (ginástica artística, em três Olimpíadas).

Em Atenas, em 2004, Phelps garantiu seis ouros (100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley e revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre)

Superado nesta noite, Mark Spitz conversou com Phelps quando este o igualou, na noite de ontem e, ao contrário do que poderia se supor, fez uma verdadeira ode ao novo Deus das piscinas.

"Você é um exemplo para milhares de pessoas no mundo, principalmente para os jovens. Talvez você seja o maior atleta de todos os tempos, e já é o maior velocista que já passou pelo planeta\", reverenciou Spitz, sem economizar nos superlativos ao descrever aquele que fez do Cubo d'Água o seu céu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS