Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 16/08/2008 16h00

Com Giba, Brasil se supera, bate Polônia e avança em Pequim

Compartilhe:

Pequim (China) - Apesar de um início conturbado, a seleção brasileira masculina de vôlei soube se impor e venceu a Polônia por 3 sets a 0, parciais de 30/28, 25/19 e 25/19, neste sábado. O duelo foi válido pela penúltima rodada da primeira fase das Olimpíadas de Pequim.

Com o resultado, os brasileiros acabaram com a invencibilidade da Polônia, que havia vencido a Alemanha, o Egito e a Sérvia em território chinês. De quebra, os comandados de Bernardinho ainda se recuperam da derrota para a Rússia sofrida dois dias atrás.

A grande novidade do time foi o retorno do ponteiro e capitão Giba, recuperado de uma pequena lesão no ombro direito que o impediu de atuar contra a Sérvia e o fez entrar apenas no final do duelo contra os russos. E ele não decepcionou, sendo o maior pontuador em quadra, com 16 acertos.

Isso não significa que o reserva Murilo tenha permanecido no banco. Graças a suas boas atuações, ele ganhou a confiança de Bernardinho e entrou no lugar de Dante no começo do segundo set. Mal em quadra, o atleta de Goiás tinha um baixo aproveitamento no ataque e acabou substituído.

Quem também apresentou um bom desempenho foi o levantador Marcelinho: depois de um início lento, ele passou a jogar muito bem no segundo e no terceiro set, evitando que o time nacional passasse pelo mesmo sufoco da primeira etapa.

Na próxima rodada, segunda-feira, o Brasil encara a Alemanha, que só conseguiu uma vitória em Pequim. Em caso de vitória e, dependendo do resultado da partida entre Sérvia e Rússia, os atuais campeões olímpicos podem se classificar para as quartas-de-final como primeiros colocados do grupo B.

O jogo - Mesmo contando com o reforço de Giba, a seleção brasileira masculina de vôlei entrou em quadra com o passe deficiente, erro que foi fatal na derrota contra a Rússia. A Polônia também sofria com o mesmo problema, mas ao menos contava com uma melhor distribuição para colocar as bolas no chão.

O bloqueio do Brasil se mostrava perdido em quadra, como no lance em que Mariusz Wlazly atacou com a rede livre para fazer o 11º ponto da Polônia, então com três a mais que o Brasil. Responsável por tentar parar o adversário, Giba tentou antecipar a jogada do levantador polonês e acabou enganado.

Com Marcelinho acertando-se aos poucos, o Brasil foi chergando no placar e o Brasil empatou em 13 a 13 com um bloqueio de Gustavo. Os bicampeões mundiais então deram a impressão de que iriam embalar após boa sequência de ataques de Giba e Dante: 20 a 17.

Com a reação, os europeus pediram tempo e chegaram ao empate quando Dante errou e pisou na linha dos três metros ao tentar atacar do fundo de quadra. Bernardinho então parou o jogo, mas a equipe verde-amarela tomou dois bloqueios seguidas e o técnico foi obrigado a chamar seus atletas para mais uma conversa no banco.

Na volta, quem se desconcentrou foi a Polônia e o Brasil chegou ao set point com uma bola de "xeque" de Gustavo. Dura na queda, a Polônia voltou a virar o placar, mas desperdiçou suas três chances de fechar a etapa e pagou caro por isso quando Dante atacou forte para fazer 30 a 28.

A força mostrada para virar o set embalou os brasileiros na segunda etapa. Menos pressionado, Marcelinho passou a jogar muito bem. Forçando o saque, o Brasil assumiu o domínio da parcial desde o início e chegou ao 8 a 5 com André Nascimento.

O único que não estava tão bem era Dante, que apresentava um baixo aproveitamento no ataque, convertendo apenas cinco de suas 15 tentativas. Bernardinho então colocou o reserva Murilo em quadra e a melhora foi evidente: além dos bons ataques, o irmão de Gustavo Endres deu mais concistência ao passe.

A Polônia também teve seus bons momentos no segundo set, mas eles foram fugazes: logo após Michal Winiarski ser bloqueado por Giba e Gustavo, Daniel Plinski respondeu pelo compatriota ao bloquear o ponteiro brasileiro e contar com a ajuda do central, que falhou na cobertura (17 a 15).

A reação, entretanto, não foi além disto e os poloneses praticamente desistiram do set quando Giba conseguiu um ace incrível: o brasileiro sacou forte na rede, mas a bola passou com dificuldade para o outro lado ecaiu na quadra dos vice-campões mundiais. Na sequência, o time nacional conseguiu um bloqueio triplo em cima de Gruszka. Pouco depois, o levantador reserva Bruno entrou só para o saque e, com uma bola flutuante e venenosa, fechou o segundo set.

Apesar de ter sido encerrada com o mesmo placar, a terceira etapa foi ainda mais tranquila. Após uma troca normal de pontos até o primeiro tempo técnico, o Brasil disparou no placar e chegou aos 12 a 08 com Giba.

Com o passe na mão, o ponteiro e o oposto André Nascimento seguiram cravando bolas do lado adversário, onde o técnico argentino Raul Lozano não sabia o que fazer. A reação não veio mesmo e, após Plinski salvar o primeiro match point, Gustavo deu números finais ao placar após atacar bola rápida pelo meio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS