Diversos | (Com informações da Fundesporte) | 14/06/2005 17h51

Sejel conclui dois cursos de capacitação no interior

Compartilhe:

Cursos

A Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer, através da coordenadoria pedagógica de esporte e lazer, concluiu neste fim de semana, mais duas ações de capacitação profissional: Oficina de Profissionais que atuam na 3ª Idade, em Ponta Porã e Curso de Lazer Comunitário, em Glória de Dourados.

Na oficina, ocorrida na Faculdade de Ciências Administrativas de Ponta Porã, os cursistas participaram de atividades teóricas e práticas, sobre o desenvolvimento de atividades físicas e recreativas específicas para o público idoso. Foram abordados temas como: características psicossomáticas da Terceira Idade, sistemática do aparelho locomotor, percepções, fisiologia e psicologia, entre outros. A oficina foi ministrada pela mestra em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, Edméia Pacheco de Oliveira Roberto. "Hoje em dia, é fundamental que os idosos pratiquem atividade física para envelhecerem de maneira ativa e saudável. Contudo, esta parcela da população carece de atenção especial devido às condições físicas. É aí que entra a importância desta capacitação, o profissional bem preparado tem mais condições de atender a 3ª Idade com a qualidade necessária. A Sejel está de parabéns pela iniciativa", afirma Edméia.

De acordo com a gerente do projeto, Laura Vitória B. de Queiroz, os participantes da "Oficina de Profissionais que atuam na 3ª Idade" receberam um certificado com a carga horária de 30 horas, estando aptos a exercerem esta atividade. Ela lembra que esta foi a 1a região atendida com o evento e que a Sejel prevê mais quatro regiões, sendo: Três Lagoas (23 a 25 de junho), São Gabriel do Oeste (28 a 30 de julho), Naviraí (11 a 13 de agosto) e Rio Brilhante (15 e 17 de setembro).

Simultaneamente à oficina, a Sejel realizou o curso de Lazer Comunitário, em Glória de Dourados. Noventa e cinco profissionais e acadêmicos, das cidades de Novo Horizonte do Sul, Fátima do Sul, Ivinhema, Deodápolis, Nova Andradina, Angélica e Glória de Dourados foram atendidos diretamente.  A ênfase maior do evento foi sobre a conscientização sobre a importância do lazer, aprendizagem de dinâmicas sobre o assunto e construção de brinquedos alternativos.

Segundo Mário Márcio Marques Serra, responsável pelo projeto e técnico da Sejel, os cursistas avaliaram a ação como altamente produtiva, atingindo o objetivo proposto. "A maior reivindicação do município é a solicitação de mais cursos para o ano que vem. Isto mostra o interesse na capacitação profissional", fala. Ele ressalta que este foi o 4º curso do programa Jogo Certo, desenvolvido pela Sejel. O Programa integra um total de 10 cursos de qualificação a serem realizados durante o ano de 2005. O próximo acontece em Miranda, entre os dias 30 de junho e 02 de julho, com o seguinte tema: Oficina de Regras de Handebol.

Sejel
O secretário da Juventude e do Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, esteve presente em ambas as ações, tendo a oportunidade de avaliar o desenvolvimento dos trabalhos. Nossos cursos são para 50 a 70 pessoas. Este ano, a ação pedagógica com menor número de inscritos foi realizada com 72 pessoas. Em Rio Verde de Mato Grosso foram 120 atendimentos e em Glória de Dourados, mais de 90.

"Tenho constatado que os cursos de capacitação profissional, que a Sejel oferece para a comunidade esportiva em MS têm sido de extrema valia. Estamos no caminho certo, potencializando toda a nossa capacidade produtiva e didático-pedagógica em prol da comunidade sul-mato-grossense", finaliza Dirceu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS