Diversos | (Com informações do COB) | 04/06/2005 12h19

Rio 2007 terá tolerância 0 no combate ao doping

Compartilhe:

Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 foram o principal ponto de discussão na abertura do Curso de Controle de Doping, na última quinta-feira, no Plaza Copacabana Hotel. Promovido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o curso faz parte do Programa de Cursos e Seminários da Solidariedade Olímpica Pan-americana. O primeiro dia contou com as palestras dos médicos Eduardo De Rose, Diretor Antidoping do COB e membro da Agência Mundial Antidoping (WADA), Renata Castro, Gerente de Doping do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o canadense Rob Koehler, especialista em controle de doping e membro da WADA, entre outros.

Na abertura, Carlos Roberto Osório, secretário-geral do CO-RIO, informou a política determinada pelo presidente do COB e do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, de \"tolerância zero\" para o doping na competição. \"O controle de doping é uma das principais preocupações do CO-RIO e, particularmente, de suas áreas de Esporte e Médica. Por isso, estamos fazendo todos os esforços para termos o que há de melhor não só em termos de equipamentos para realização de testes antidoping, mas também no que se refere ao planejamento e ao treinamento da equipe que trabalhará sob comando do Dr. Eduardo de Rose, uma das maiores autoridades do mundo no assunto\", disse.

Segundo De Rose, uma das grandes conquistas do Rio de Janeiro neste assunto é ter um laboratório credenciado pela WADA. \"É extremamente importante porque nos facilita muito durante os Jogos. Com os novos equipamentos adquiridos pelo Ministério do Esporte, o laboratório já consegue fazer exames mais complexos como detectar a Eritropoietina (EPO), que só era feita anteriormente na Alemanha\", disse. Francisco Radler, diretor do Ladetec, laboratório credenciado pela WADA e que será utilizado no RIO 2007, ressaltou a ajuda fundamental do Governo Federal. \"O Ministério dos Esportes investiu R$ 5 milhões em novos aparelhos para o laboratório, que vai estar preparado para atender a todos os exames de dopagem do RIO 2007. Esse investimento mantém o Ladetec atualizado para que continuemos credenciados na WADA\", declarou.

No RIO 2007 o controle de dopagem será feito desde a chegada dos atletas na Vila Pan-americana. \"Esses exames anteriores às competições já foram realizados no Pan de Santo Domingo a pedido das Federações Internacionais através da WADA. Para o RIO 2007 a responsabilidade de todos os testes será da organização do evento, com supervisão da WADA\", explicou Renata Castro.

O curso segue nesta sexta-feira e sábado, com a participação de especialistas de 42 países. Os destaques serão as palestras de Rob Koehler; dos italianos Paolo Borrignone, Diretor do Serviço de Antidoping dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim-2006, e Giuseppe Fischetto, médico especialista em Esporte e membro do Departamento Médico da Federação Internacional de Atletismo (IAAF); e dos brasileiros Francisco Radler, diretor do Ladetec, e Roberto Vital, Médico Chefe do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS