Diversos | (Com informações da Fundesporte) | 10/05/2005 09h11

Presídio feminino da Capital terá Projeto Bolinha Popular

Compartilhe:

O secretário da Juventude e do Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, acompanhado pelo Diretor da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Luiz Carlos Telles, a diretora do Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi, Jane Maria Mota, e dirigentes do sistema prisional, lançam oficial nesta manhã o projeto "Bolinha Popular", no presídio feminino da Capital.
 
Segundo o responsável pelo projeto, Antonio Marcos Faria, o 'Bolinha Popular' tem por objetivo confeccionar bolas de futebol infantis aproveitando retalhos e sobras de material que, normalmente, é jogado fora. Este material é reaproveitado e transformado em bolinhas de futebol.
 
No primeiro momento, o projeto vai utilizar mão de obra do Presídio Feminino, envolvendo 40 detentas. Recentemente, elas foram capacitadas pelo os detentos que participam do projeto "Pintando a Liberdade" (fábrica de bolas). O curso aconteceu no presídio Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, onde elas aprenderam a cortar, serigrafar e costurar os gomos, num trabalho totalmente artesanal.
 
Assim como já ocorre no projeto Pintando a Liberdade, no Bolinha Popular, cada detenta vai receber R$ 2 por bola costurada, mais a remissão da pena: cada três dias trabalhados reduz um dia a pena da presidiária. A produção estimada é de 500 bolinhas por mês, que serão destinadas as escolas públicas da capital e interior e em projetos sociais. "O Bolinha Popular é um projeto sem custo financeiro nenhum para a sociedade", esclareceu Antonio Marcos.
 
 
Ele ressalta ainda, a importância do desdobramento do trabalho, já desenvolvido pelos homens dos presídios de Campo Grande e Dourados. "Esta ação adotada pelo Secretário, demonstra a preocupação em efetivar uma política pública que atenda o público carcerário feminino, como forma de inclusão social. Através do projeto, elas estarão produzindo algo útil, preenchendo o tempo ocioso e principalmente, sentindo-se satisfeitas ao saber que as bolinhas serão utilizadas por crianças", informou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS