Diversos | com CG Noticias | 20/05/2023 07h33

Prefeitura avança com instalação de academias ao ar livre em 5 regiões

Compartilhe:

A Prefeitura de Campo Grande entregou somente neste ano, cinco academias ao ar livre para a população, que passam a ter mais qualidade de vida com a prática saudável de atividades físicas. Famílias dos bairros Campo Belo, Carandá Bosque, Jardim das Hortênsias, Piratininga e setor 4 do Aero Rancho receberam neste ano de 2023, a instalação dos equipamentos que integram o Programa Movimenta Campo Grande. O objetivo é promover a saúde e bem-estar, com perspectivas de qualidade de vida coletiva.

A entrega mais recente, no Aero Rancho, foi recebida com bastante entusiasmo pela comunidade. Maria Aparecida Cardoso, de 50 anos, que é vendedora e filha da professora homenageada com o nome da praça Darci José Pereira, onde os equipamentos foram instados, falou da homenagem à sua mãe e o desenvolvimento do bairro.

“Minha mãe foi uma professora bem querida no bairro e deu aulas em várias escolas do comunidade. Ela sempre esteve junto com as famílias aqui participando ativamente do dia a dia do bairro. Moro na região há muito tempo. Para quem vem desde o início da criação da comunidade, essa academia é sem dúvida um progresso e gratificante”.

Com esta nova academia, a Fundação Municipal de Esportes (Funesp) completa 72 unidades instaladas. As áreas de lazer estão localizadas por toda a Capital, dentro das sete regiões da cidade, e nos dois distritos. Esses espaços recebem aparelhos, como o simulador remo duplo, supino, rotação duplo vertical, voador peitoral com voador dorsal, máquina abdominal, rotação vertical duplo diagonal, remada, simulador remo individual e simulador cavalgada duplo.

No Aero Rancho, a prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância desses espaços para as comunidades. “Acredito que nós estamos vivenciando um tempo de recomeços em locais públicos coletivos, que deixaram de ser frequentados na pandemia e que hoje voltam a sua normalidade. Nesta praça, os moradores poderão fazer caminhadas e se exercitarem nos aparelhos da academia garantindo com isso mais qualidade de vida”, ressaltou.

Todas as academias instaladas pela Prefeitura, possuem adesivos com informações para acesso a um QRcode com orientações do uso de cada aparelho, por meio de vídeo. Este procedimento de acesso à rede eletrônica é uma parceria com a Agência Municipal de Tecnologia (Agetec).

“A população já reivindicava essa academia há muito tempo. Melhoramos a iluminação, a pista de caminhada. A academia é um sucesso e tão logo foram instalados, esses equipamentos estão sendo muito aproveitados pelas pessoas daqui. A população paga seus impostos e nós estamos devolvendo isso com serviços de qualidade.”

Amélia Mendes Ortiz, 75 anos, é costureira aposentada e mora a umas quatro quadras da praça onde a academia foi instalada. Ela comenta sobre a valorização do novo espaço de exercícios e da oportunidade de poder levar seu bisneto enquanto ela faz suas atividades.

“Aqui não tinha pista de caminhada e nem estrutura adequada. Agora, com a nova pista de atividades e iluminação de qualidade, além da academia ao ar livre, teremos o benefício de lazer e bem-estar. Isso é maravilhoso, estávamos ansiosos. Pretendo vir praticar exercícios ao ar livre, que é muito mais prazeroso. Tenho meu bisneto que fica comigo e agora tenho onde trazer ele para brincar enquanto me exercito”.

#MovimentaCG

As academias pertencem ao Movimenta Campo Grande, e têm o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam no desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e oferecendo atividades que atendam às necessidades das comunidades, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS