Diversos | Da redação | 25/06/2005 11h29

Olimpíadas Universitárias fecham disputa neste domingo

Compartilhe:

Chegam o fim, neste domingo, as Olimpíadas Universitárias JUBs 2005, que movimentaram Recife (PE) com a disputa de oito modalidades e inauguraram um novo padrão para o desporto universitário nacional. Durante dez dias, cerca de 2,8 mil alunos de 192 universidades públicas e privadas de todo o Brasil mostraram talento nas quadras, piscinas e pistas, comprovando o potencial esportivo nacional faltando dois anos para a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Em troca, receberam o respeito da nova organização da competição, com alimentação de qualidade, excelentes hotéis e estrutura de primeira. \"\"Este evento foi um divisor de águas para o esporte universitário brasileiro, um verdadeiro marco histórico. Fico feliz em poder oferecer este nível de organização aos atletas\", disse Luciano Atayde Costa Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).

As Olimpíadas Universitárias são, a partir deste ano, fruto de uma parceria entre o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a CBDU. Em princípio, a parceria dura oito anos, podendo ser renovada por mais oito, chegando até 2020. \"O objetivo é fortalecer o esporte universitário nacional, fazendo com que os atletas não tenham que abandonar os estudos e as universidades invistam na qualidade esportiva de seus quadros e incentivem os atletas\", disse o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz. \"O nível da organização aqui em Recife foi muito bom e tende a melhorar nos próximos anos. Estamos preparando um caderno de encargos para as cidades que queiram ser sede das próximas edições. Com algumas exigências, o nível vai se elevar ainda mais\", explicou Edgar Hubner, superintendente de eventos do COB e coordenador das Olimpíadas Universitárias JUBs 2005.

Em Recife, as disputas foram no xadrez, judô, natação, atletismo, basquete, handebol, futsal e vôlei, para homens e mulheres. Para as edições futuras, novas modalidades podem ser adicionadas. Outra evolução será a criação de duas divisões para os esportes coletivos. As oito primeiras colocadas em Recife ficarão na primeira divisão da competição em 2006. As outras oito equipes ficam na segunda divisão. \"Com a separação em divisões, o nível vai
aumentar bastante. Quem ficar na segunda divisão vai querer se desenvolver para passar para a primeira\", disse Idalina Borges, a Dali, que disputou o torneio de handebol pela equipe da Universo, do Rio de Janeiro. Dali fala com o conhecimento de quem já disputou duas edições de Jogos Pan-americanos (Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003) e de Jogos Olímpicos (Sydney-2000 e Atenas-2004). \"O nível das Olimpíadas Universitárias melhorou muito. Antes ficávamos em alojamentos, agora foram hotéis de qualidade. Isso dá motivação para competir\", completou a atleta da seleção brasileira, que já havia disputado uma edição dos antigos Jogos Universitários Brasileiros.

Neste fim de semana serão realizadas as finais de handebol, vôlei, basquete e futsal, além das provas de atletismo, onde o maior destaque é o velocista Matheus Inocêncio, sexto colocado nos 110m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. O atleta, que também disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City-2002, no bobsled (trenó no gelo), define bem a importância da participação em uma edição das Olimpíadas Universitárias, mesmo para um atleta consagrado. \"É importante representar a faculdade que me apóia e me garante uma bolsa de estudos. Faculdade é uma coisa cara e eu retribuo fazendo o que mais gosto, que é competir\", disse Matheus, de 24 anos, aluno de Administração da Universidade Paulista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS