Diversos | COB | 24/10/2005 11h07

Olimpíadas Escolares seleciona 170 atletas para o Bolsa Atleta

Compartilhe:

Durante nove dias de competições, cerca de 2500 atletas de 15 a 17 anos suaram a camisa em busca de reconhecimento e medalhas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez. As Olimpíadas Escolares JEBS 2005, agora com a realização do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte, que contaram com participação recorde de 520 entidades de ensino públicas e privadas do país, encerradas neste domingo, dia 9, com as finais dos torneios de vôlei e de futsal. \"As Olimpíadas Escolares estão dentro de um projeto de dois ciclos olímpicos, podendo ser renovado por mais dois ciclos. Então, a competição está garantida até 2012, podendo ser prorrogada até 2020. Tenho certeza de que este é um processo que irá revolucionar o desporto escolar brasileiro\", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Em novembro, será realizada, também em Brasília, a próxima etapa da competição, para atletas de 12 a 14 anos.

As Olimpíadas Escolares JEBS 2005 criaram a possibilidade para 170 alunos-atletas que se destacaram na competição requisitarem a adesão ao Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Durante toda a competição, foram selecionados, por técnicos e árbitros, 24 atletas dos esportes coletivos (três meninos e três meninas em cada modalidade) e os três primeiros colocados nas provas individuais. Preenchidos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério, estes atletas passam a receber a bolsa no valor de R$ 300,00 no ano de 2006. Um incentivo fundamental para quem pretende conciliar o esporte e os estudos.

Alguns destaques da competição são evidentes e daqui a pouco estarão representando o Brasil mesmo em competições adultas. Um deles é o paulista Cleiton Dias Sabino, que representou a Escola Estadual Milton Cernach. Cleiton foi o único atleta das Olimpíadas Escolares a conquistar três medalhas de ouro, no atletismo, nas provas de salto em distância, nos 110m com barreiras e no revezamento medley. Nesta temporada, Cleiton já faturou duas medalhas de bronze no Mundial de Marrocos.

No atletismo destaque também para Valdileia Martins, do Colégio Estadual Santa Maria Goretti. A paranaense, que há sete meses deixou definitivamente o assentamento de trabalhadores rurais sem-terra, no município de Querência do Norte, no noroeste do Paraná, para treinar na Universidade do Paraná, já mostrou uma evolução e ficou com a medalha de bronze no salto em altura. Como ficou entre os três primeiros colocados de sua prova, Valdilea pode requisitar a Bolsa-Atleta.

Na natação, os destaques foram Daiane Marçal Dias, representante do colégio CONTEC, do Espírito Santo, e Thiago Parravicini, do Centro Educacional da Lagoa, do Rio de Janeiro. Os dois conquistaram duas medalhas de ouro na competição. \"Esses atletas têm idade para estarem brigando por uma vaga na seleção brasileira que vai disputar os Jogos Pan-americanos Rio 2007\", disse Rômulo Noronha, diretor técnico da Confederação Brasileira da Desportos Aquáticos. \"Para uma competição escolar, o nível foi excelente. Este projeto vai fortalecer o desporto nas escolas, como fazem os países mais desenvolvidos\", disse Noronha.

Nos esportes coletivos, os destaques são vários. Talvez o maior deles nem tenha conquistado a medalha de ouro. Michael da Silva Santos, medalha de bronze no handebol com o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, impressionou os observadores da Confederação Brasileira de Handebol com a forma com que liderou seu time e a habilidade mostrada em quadra. Para o assistente-técnico da seleção brasileira masculina juvenil, Daniel Suarez, o Cubano, que esteve em Brasília observando novos valores para a Confederação, o nível técnico exibido nas Olimpíadas Escolares foi acima do esperado e um ótimo espaço para observação. \"Há muitos jovens de talento, como o Michael, que simplesmente carrega seu time nas costas como se fosse um veterano\", afirmou o Cubano.

As Olimpíadas Escolares JEBs 2005 são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS