Diversos | (Com informações da APn) | 14/02/2005 12h55

Olimpíada da Matemática dará quadra de esporte a municípios

Compartilhe:

As escolas, professores e alunos de todas as escolas públicas (estaduais, municipais e federais) de Mato Grosso do Sul já podem se preparar para participar da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), um projeto de inclusão social e científica, que será lançado oficialmente, pela presidência da República, no final deste mês, em data ainda a ser definida pelo governo federal. O campeonato será organizado a partir da adesão das unidades escolares e irá premiar todas os estados e regiões do país.

Resultado de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e a Sociedade Brasileira de Matemática, a competição anual pretende estimular e promover o estudo da matemática entre os alunos de escolas públicas. Além disso, será um momento propício para identificar jovens talentos, fornecendo oportunidades para o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, garantindo bolsas de estudos e estágios para estudantes e professores.

A competição será realizada em todo o país e as provas serão únicas para todos os estudantes, independente do estado ou região. De acordo com a coordenadora regional da olimpíada, Elisabete Sousa Freitas, as avaliações serão diferenciadas apenas no grau de dificuldade, para cada um dos três níveis (5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª séries e ensino médio). "A mesma prova que o aluno da escola estadual fizer, o da municipal e da federal também irão fazer, e a regra se aplica às diferentes regiões, ou seja, a avaliação do aluno de Mato Grosso do Sul será igual à do aluno de São Paulo, por exemplo", explica.

 
Premiação
Apesar do caráter competitivo, a olimpíada tem o objetivo de premiar alunos, professores, escolas e municípios de todos os estados brasileiros, independente da pontuação alcançada. O resultado será divulgado nacionalmente no dia 10 de setembro, e a cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 03 de outubro, quando também será lançada a Olimpíada de Matemática para o ano de 2006.

Aos alunos, serão oferecidas 300 medalhas de ouro, 405 de prata, 405 de bronze e 30.000 menções honrosas. Além disso, serão selecionados 2001 estudantes distribuídos por todos os estados que receberão, durante um ano, treinamento com bolsa de iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Nacional de Pesquisa (CNPq).

Já os 100 professores que obtiverem o maior número de pontos - na segunda fase, os alunos indicam o professor de matemática que mais contribuiu para sua formação - ganharão um estágio, com cursos e palestras, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, durante 15 dias. O professor do departamento de Matemática da UFMS, e colaborador do campeonato, José Luiz Magalhães de Freitas, afirma que o campeonato irá integrar escola, universidade e instituto de pesquisa. "O resultado irá incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo assim para a sua valorização profissional, além de estimular os alunos a estudarem mais", frisa.

Também serão concedidos Certificados de Mérito Nacional a 100 escolas que tiverem o maior número de pontos, de acordo com o regulamento da competição. As 27 escolas com a melhor pontuação em cada estado receberão, como prêmio, a instalação de laboratórios de informática. Já os municípios serão contemplados com uma quadra de esportes. A coordenadora regional da competição explica que será classificado um município por região, portanto, todas as cinco regiões brasileiras serão premiadas.

 
A escola interessada deverá fazer a inscrição via postal, enviando a ficha de inscrição para o endereço IMPA-OBMEP, caixa postal 34021, CEP: 22.460-320, Rio de Janeiro - RJ. Ou então, por via eletrônica, acessando a internet no endereço www.obmep.org.br (disponível a partir de 22 de fevereiro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2529-5084 ou pelo e-mail contato@obmep.org.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS