Diversos | (Com informações da Fundesporte) | 24/06/2005 18h08

Oficina para atuar com a Terceira Idade começou em Três Lagoas

Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer está promovendo em Três Lagoas outra edição da Oficina de Profissionais que atuam na Terceira Idade. Esta etapa do projeto é desenvolvido pela Sejel em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas. A abertura oficial do evento aconteceu nesta quinta-feira,  no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandra.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Márcia Moura, secretária Municipal de Cultura, representando a prefeita Simone Tebet; Sônia Lúcia dos Santos da Silva, diretora do Departamento de Cidadania da Secretaria de Assistência Social; Walter Dias, diretor do Departamento de Juventude da Secretaria Especial da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejuvel) de Três Lagoas; e Laura Vitória B. de Queiroz, gerente do projeto da Sejel, que representou o Secretário Dirceu Lanzarini.

Na abertura, Laura Queiroz discorreu sobre a importância da oficina para aqueles que trabalham e atuam com esta parcela especial da população. \"O Governo Popular, através da Sejel, realiza esta oficina em cinco municípios do interior, investindo na atualização de profissionais e acadêmicos, além de divulgar a questão da Terceira Idade\", lembrou.

A Oficina em Três Lagoas é ministrada pela professora Edméia Pacheco de Oliveira Roberto, mestre em Educação Física na área de corporeidade pedagógica do movimento, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), e é autora de artigos e temas livres sobre o assunto. Atualmente, Edméia é professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e coordenadora do projeto Convivendo na Melhor Idade.

Sensibilidade
Edméia falou aos participantes sobre a importância da sensibilidade no trabalho com a Terceira Idade. \"Eles podem fazer de tudo. São animados, bem informados, mas são discriminados pela sociedade por que gastam de mais com remédios e compram de menos, quando comparados com crianças e adolescentes em fase de crescimento que, por exemplo, compram mais roupas e calçados\", explicou. A professora mestra ressaltou que a chave do sucesso no trabalho com a Terceira Idade é paciência, sensibilidade e persistência.

Em Três Lagoas, a oficina está atendendo 70 pessoas gratuitamente e termina amanhã, sábado, 25 de junho. A primeira edição da oficina foi realizada em Ponta Porã, entre os dias 9 a 11 de junho. As próximas edições estão agendadas para São Gabriel do Oeste (28 a 30 de julho), Naviraí (11 a 13 de agosto) e Rio Brilhante (15 e 17 de setembro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o momento do curso nas respectivas prefeituras.

A oficina qualifica o profissional que atua diretamente com o público específico de idosos. O objetivo é que os profissionais capacitados aprimorem os trabalhos desenvolvidos junto à esta parcela da população, tendo condições de integrar e valorizar o papel do idoso na família e na comunidade.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Sejel realiza as Oficinas de Profissionais que atuam com a 3ª Idade. As oficinas acontecem em várias cidades, de modo que a Sejel atenda o Estado como um todo e amplie o número de participantes. \"As pessoas que participam das oficinas são super-motivadas e buscam conhecimentos específicos para  trabalhar com idosos. É muito importante qualificar estas pessoas que desenvolvem atividades físicas e recreativas nos diversos setores da sociedade\", afirmou Laura Queiroz.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS