Diversos | Da Redação | 29/09/2020 16h49

Morre um dos ícones do jornalismo esportivo de MS, Pierre Adri

Compartilhe:

Faleceu nesta terça-feira (29) o jornalista Pierri Adri, uma das referências do rádio e do esporte em Mato Grosso do Sul. Adri estava há 8 dias no CTI do Hospital da Unimed, em Campo Grande, por complicações da diabetes e sofreu infarto durante cateterismo.

Aos 73 anos, o campo-grandense era nome conhecido pelos torcedores sul-mato-grossenses, principalmente da gloriosa época em que Operário e Comercial disputavam grandes competições nacionais. Apesar de ter se formado em Direito, foi no Jornalismo que Adri teve a oportunidade de trabalhar no rádio, podendo comentar sobre política, atualidade e é claro esporte.

Adri foi o primeiro radialista a transmitir um jogo de um time de MS no Campeonato Brasileiro de Futebol, e ao lado de nomes como Marco Antônio Silvestre e Rui Pimentel formaram um time reconhecido em todo Brasil. Ele atuou na crônica esportiva do Estado, fundando a equipe Bola de Ouro, ao lado de Pimentel, com passagens pelas rádios Difusora, Capital, Educação Rural, Cultura, entre outras.

Em entrevista concedida ao Esporte Ágil no ano de 2009, Adri recordou momentos marcantes de sua carreira.

"Lembro da minha primeira tranmissão internacional. Fomos para Cali, na Colômbia, no Mundialito de 1975, que o Brasil foi campeão, comandado pelo Cláudio Coutinho. Em 73 houve uma transmissão no Ceará, que foi a primeira participação do Comercial no campeonato brasileiro. Parelelamente a Copa do Mundo na Espanha de 1982, também acompanhei o Operário na President Cup, na Coréia do Sul, que tinha doze seleções, um time da Holanda e um do Brasil. O Galo empatou com os coreanos no final e dividiram a taça, e nós transmitimos de lá para Campo Grande. Eu e o Pereira Guedes ficamos 20 dias lá, em várias cidades. E o que é planejamento? A Coréia já pensava naquela época em disputar do Mundial, e de realizar uma Copa. Você vê o que é organização. Hoje a Coréia, queira ou não queira, é uma potência futebolística. Participa de vários torneios dando trabalho para muita gente."

Pierri Adri estava com 73 anos de idade e faleceu nesta terça (Foto: Reprodução)

Apaixonado pelo rádio, Adri ficará para sempre nas recordações dos sul-mato-grossenses, principalmente dos apaixonados pelo esporte. Na mesma entrevista, o jornalista destacou a importância do rádio para difusão dos jogos de futebol e das notícias em geral.

"O rádio é importante porque transmite a notícia de imediato. Foi mais importante no passado, quando não tínhamos essas transmissões esportivas via televisão. Hoje o rádio é coadjuvante. Tem gente que na sua casa ainda liga o rádio para ouvir, mas caiu bastante o percentual. Apesar disso ainda se constitui em peça chave para a evolução do esporte. Quem ouve rádio fica sabendo primeiro, a mesma coisa que a internet."

A equipe do Esporte Ágil manifesta todo apoio à família e amigos de Adri, neste momento de tristeza. O profissional será sempre lembrado pelas contribuições ao esporte e jornalismo de Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS