Diversos | Da redação | 14/07/2005 17h11

Lanzarini apresenta balanço das ações para o Governador

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (14/7), o secretário da Juventude e do Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, esteve no gabinete do governador, Zeca do PT, para participar de uma audiência que avalia projetos existentes e define prioridades para ações futuras de cada pasta. No encontro, que retoma as reuniões individuais com Secretários de Estado, Dirceu apresentou de forma ampla o desenvolvimento de projetos da Sejel.

Entre o total de 136 ações expostas, de 10 programas, que englobam diversas áreas, tais como, infra-estrutura, capacitação profissional, desenvolvimento esportivo, juventude, alguns foram destacados pelo governador e pelo secretário. A construção dos Centros Populares no interior foi citada como um exemplo de política pública de sucesso. "Os Centros assumem papel importante na condução das ações esportivas e de lazer nos municípios de MS. A população de Corumbá acaba de receber seu complexo esportivo. Ao que tudo indica, o município de Dourados terá o Centro inaugurado em setembro", comenta Dirceu Lanzarini. Tratando-se ainda de projetos de infra-estrutura, Dirceu afirmou a importância dos pequenos investimentos em áreas físicas que contribuem para o êxito das ações, ressaltando que cerca de 20 municípios já estão sendo beneficiados, entre eles Jateí, Bodoquena, Coxim, Iguatemi, Aral Moreira, Amambai, Fátima do Sul, Pedro Gomes e Paranhos.

No contexto da inclusão social, as escolinhas de iniciação esportiva, do projeto Esporte Popular, desenvolvidas na Capital e em várias cidades também foram ressaltadas. Atualmente, a Sejel está ampliando de 20, para 30, o número de escolinhas, beneficiando mais de 2400 crianças, nas modalidades de futsal, voleibol, handebol e futebol de campo. Outro projeto destacado pelo governador foi o Bolinha Popular, criando a partir do Pintando a Liberdade. Nele, detentas do presídio feminino de Campo Grande utilizam sobras de material das bolas produzidas no presídio masculino para confeccionar mini-bolinhas, que a serem distribuídas em comunidades urbanas carentes. "Além de atender demandas existentes de material esportivo, é uma forma de promover a inclusão social das presidiárias, que recebem pela produtividade e têm suas penas reduzidas. Um fator de relevância, é o baixo custo do projeto, que prevê um investimento de 4 reais por bola produzida", afirma o secretário.

Os cursos de capacitação profissional e os eventos esportivos também foram apresentados detalhadamente. Investindo cerca de 447 mil reais, a Sejel têm promovido cursos de qualificação por todo o Estado. Em 2005, estão previstas mais de 20 ações desta natureza, sendo que 12 já foram realizados. "Contando com a parceria dos gestores municipais, a receptividade e o aproveitamento destes cursos têm sido surpreendente e os atendimentos têm ultrapassado as expectativas", informa Dirceu. 

Os Programas Bolsa Universitária e Talento Esportivo também foram lembrados. O primeiro beneficia 1.048 estudantes de baixo poder aquisitivo de todo o Estado, oferecendo estágio profissional em troca de quantia financeira para custear estudos. Enquanto o Talento Esportivo oferece bolsas mensais que variam entre R$ 400 a R$ 1,5 mil a 30 atletas, indicados oficialmente pelas respectivas federações e entidades esportivas. 

Ao final da reunião, Zeca do PT avaliou as ações da Sejel como bem-sucedidas, enaltecendo que as mesmas representam as marcas do Governo Popular nas áreas de esporte e lazer. Lembrando que todos os projetos já têm verba garantida para a execução, através de recursos do Fundo de Investimentos Esportivos, também criado pelo Governador.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS