Diversos | Da redação | 04/09/2006 11h23

Corumbá cria lei para incentivar e reformular o esporte municipal

Compartilhe:

Corumbá (MS) - O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira criou na última sexta-feira (1), através de decreto, uma Comissão Técnica de Trabalho para formular o Sistema Municipal de Esporte e Lazer, a Política Municipal de Esporte e Lazer e o Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte. O ato foi realizado durante cerimônia em comemoração ao Dia do Professor de Educação Física, no Espaço Educacional.

A medida do Executivo sinaliza um avanço na reorganização e na política da pratica esportiva no município, cujo aprimoramento se atinge com planejamento, coordenação e execução de atividades envolvendo estudantes, atletas de resultados e a comunidade, conforme afirmou o prefeito Ruiter Cunha. "Vamos sair do ter que fazer, para a obrigação de fazer, baseando-se em políticas e leis", frisou ele.

A comissão é integrada por seis professores de Educação Física e terá prazo de 90 dias para apresentar uma proposta. O prefeito pediu que esse prazo regimental fosse menor para que o município pudesse adequar a nova legislação esportiva ao orçamento de 2007, que será encaminhado em outubro à Câmara de Vereadores.

A reformulação proposta pelo decreto contempla os esportes educacional, de participação e de rendimento. Ruiter Cunha lembrou, em seu discurso de saudação aos mais de 50 professores presentes ao ato, a necessidade de se contemplar a comunidade através da promoção de atividades esportivas regulares para garantir mais entretenimento e lazer à periferia da cidade.

"O município começa a sair da figura decorativa para cumprir seu papel como protagonista da prática esportiva", disse o prefeito. "Queremos uma política para o esporte e lazer exeqüível, que leve em conta a realidade social, econômica e fiscal do município; contemplando as aspirações e vontade da nossa população; assegurando espaço para a manifestação de toda a sociedade e segmentos envolvidos."

Compromisso - Integram a comissão: Heliney de Miranda Junior, presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e presidente; Wagner Alves Pereira, representante do Conselho Regional de Educação Física; Diógenes Teixeira Cruz, do esporte de participação; Antônio César Coelho Assad, do esporte de rendimento; Tânia Regina Giocometti, do esporte escolar; e Davi Vital do Rosário, representante das entidades esportivas.

Para o presidente da Funec, Heliney Junior, o ato de hoje marca o compromisso da administração municipal com o esporte em todos os níveis, assumido ainda em campanha pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Heliney disse que o município dobrou os investimentos no setor em 2005, em relação ao ano anterior, e Corumbá voltou a se destacar no cenário estadual e nacional.

Corumbá hoje conta com cerca de 120 profissionais em Educação Física, sendo 71 graduados. O ato realizado no Espaço Educacional contou com a presença de profissionais das redes estadual e municipal de ensino e escolas particulares e também de clubes e academias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS