Diversos | (Com informações do COB) | 16/04/2005 11h53

CO-Rio apresenta projeto para tribunais de contas

Compartilhe:

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) fez, nesta quinta-feira a apresentação do projeto do evento de múltiplos esportes para os Tribunais de Contas dos três níveis de governo: União (TCU), Estado do Rio de Janeiro (TCE) e Município do Rio de Janeiro (TCM). Todo o planejamento do RIO 2007 foi apresentado, na sede do TCU no Rio de Janeiro, para os integrantes dos três órgãos fiscalizadores pelo presidente do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, e pelo secretário-geral da entidade, Carlos Roberto Osório. \"É muito importante esta troca de informações e o acompanhamento de perto de nosso trabalho pelos membros dos Tribunais de Contas. Esta proximidade é fundamental para o bom desenvolvimento da organização dos Jogos\", avaliou Carlos Arthur Nuzman.

Estiveram presentes o conselheiro-presidente do TCE, José Gomes Graciosa, o conselheiro-presidente do TCM, Thiers Montebello, e o secretário de controle externo do TCU no Rio de Janeiro, Francisco Carlos Ribeiro de Almeida, que abriu o encontro. \"Os tribunais de contas estão irmanados e trabalhão de forma integrada para acompanhar os Jogos Pan-americanos\", declarou Francisco Carlos Ribeiro de Almeida.

O ministro do TCU Marcos Vilaça também esteve reunido com os dirigentes do CO-RIO na sede do TCU do Rio de Janeiro. Os integrantes dos três tribunais de contas consideraram importante a reunião e destacaram a importância estratégica dos XV Jogos Pan-americanos para a cidade, o estado e o País.

Na apresentação, foram detalhados o andamento e a fonte de recursos das obras de construção e reforma das diversas instalações a serem utilizadas no RIO 2007, a cargo dos três níveis de governo. Também foi apresentada a Vila Pan-americana, um empreendimento privado de 17 prédios e 1.480 apartamentos que serão utilizados pelas delegações no RIO 2007, antes de sua utilização como um condomínio de alto padrão.

Foi apresentado também o estudo de distribuição das instalações, de acordo com os seguintes critérios: área da cidade (Barra, Maracanã, Pão de Açúcar e Deodoro); propriedade das instalações (governo Federal, governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro e privadas); e caráter (temporárias e permanentes). Seguindo a moderna orientação para megaeventos de múltiplos esportes, defendida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), os Jogos Pan-americanos Rio 2007 terão 52% de suas instalações construídas em caráter temporário, de forma a racionalizar seus custos e evitar que, após o megaevento, estas mesmas instalações fiquem sem utilização plena. Será a primeira vez na história que uma competição deste tipo apresentará mais de 50% das instalações em caráter temporário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS