Diversos | (Com informações do COB) | 16/04/2005 11h26

Brasil de olho nos Jogos de inverno de Turim-2006

Compartilhe:

Falta menos de um ano para o início da maior festa dos esportes de gelo e neve do calendário esportivo internacional. Em fevereiro de 2006, na Itália, serão disputados os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim. Mesmo não havendo neve e gelo freqüentes em seu território, o Brasil passa por uma verdadeira revolução na preparação de seus atletas para a competição. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) estão realizando um trabalho consistente de preparação dos atletas nacionais, com treinamento no exterior e participação nas principais competições internacionais. O objetivo é surpreender e brilhar em um terreno pouco conhecido da maioria dos brasileiros.

Na última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, em 2002, o Brasil participou com 11 atletas no esqui alpino, cross country, luge e bobsled. Para Turim, o objetivo passou a ser a classificação entre 13 e 17 atletas. Outro objetivo é evoluir em relação ao melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno, conquistado em Salt Lake, com o 27º lugar do bobsled (trenó no gelo).

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Stefano Arnhold, a previsibilidade dos recursos da Lei Agnelo/Piva revoluciona a preparação dos atletas brasileiros. \"É uma mudança radical. Antes, poucos atletas tinham a possibilidade de financiar seu treinamento e com isso sonhar com a classificação olímpica. Agora devemos qualificar para Turim atletas que dificilmente se classificariam e ter representantes em modalidades que provavelmente não teríamos\", completa Arnhold.

Outro ponto positivo possibilitado pela Lei Agnelo/Piva é a compra de equipamento de competição, indispensável para os esportes de inverno. \"A Lei Agnelo/Piva possibilitou a compra de novos trenós para nossos atletas\", disse Eric Maleson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Com toda essa evolução, os dois presidentes acreditam que em Turim será possível superar as melhores classificações já conquistadas pelo Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. \"O objetivo para Turim é conseguir resultados entre os 20 melhores do mundo\", adianta Eric Maleson. \"Devemos ter resultados superiores no esqui alpino e no esqui nórdico. No snowboard, podemos até terminar entre os dez melhores do mundo\", disse Stefano Arnhold.

Até o momento o Brasil tem dois atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Turim: Isabel Clark, no snowboard, e Renato Mizoguchi, no luge.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS