Na história do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A, no formato atual desde 2006, apenas em duas ocasiões o terceiro colocado da primeira fase ficou com o caneco. Neste temporada, a Sociedade Esportiva Recreativa de Chapadão (Serc) ficou na terceira posição com 17 pontos, um a menos que os líderes Aquidauanense e Águia Negra.
A equipe de Chapadão do Sul possui o segundo melhor ataque da competição e quebrou a invencibilidade do último invicto, o Águia Negra, atual campeão. Na próxima fase, o tricolor enfrentará seu principal rival, o Costa Rica.
O primeiro terceiro colocado a vencer o Campeonato Sul-Mato-Grossense foi o Corumbaense, em 2017. Naquele ano, o Carijó da Avenida ficou atrás de Águia Negra e Operário, e no mata-mata, eliminou o União nas quartas de final, o Galo na semi, e decidiu o título contra o Novoperário, garantindo o caneco após 33 anos.
Corumbaense comemora título de 2017 (Foto: Johonie Midon/Arquivo Diário Corumbaense)
No ano seguinte, foi a vez do Operário conseguir o feito e encerrar o jejum de 21 anos sem título. Nas quartas de final, o Galo eliminou o Urso com gol nos acréscimos da segunda etapa. Na semifinal, duas vitórias em cima do Sete de Setembro e na grande final, vitória em cima do Corumbaense.