Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, 17:34

Ofensa virou combustível: a história de superação de Iury Nascimento

da redação - 21 de jan de 2026 às 15:24 16 Views 0 Comentários
Ofensa virou combustível: a história de superação de Iury Nascimento Da Redação

Aos 21 anos, o ponta-poranense Iury Gabriel do Nascimento Freitas vive a fase em que muitos jovens atletas descobrem até onde podem chegar dentro do futebol brasileiro. Ele conta que o início foi cedo, movido pela influência do pai e pela natural rotina de quem cresceu em bairros onde o esporte é parte da dinâmica comunitária. “Comecei com 9 anos, na minha primeira escolinha. Sempre fui apaixonado por futebol. Quando eu jogava na rua, me elogiavam e diziam para entrar em uma escolinha”, recorda.

 

Um episódio ainda na infância marcou a forma como passou a enxergar o próprio sonho. Ele lembra de um culto na igreja que frequentava, quando um pastor visitante afirmou que ele teria futuro no futebol. “Ele colocou as mãos no meu peito e disse: ‘Deus manda te dizer que o seu sonho será realizado. Eu te vejo assinando um contrato profissional em um dos maiores clubes do Brasil’.” Iury diz que, a partir daquele dia, a expectativa se transformou em compromisso pessoal: “Ali o meu sonho se tornou muito maior.”

 

A trajetória também foi marcada por situações que, segundo ele, reforçaram sua determinação. Aos 12 anos, vivia uma de suas melhores fases no futebol de base da cidade quando recebeu o interesse de um ex-jogador profissional que o viu atuar. O atleta fez contato com a família e chegou a se oferecer como empresário. Mas, dias depois, desapareceu. Dois meses mais tarde, durante uma transmissão ao vivo no Instagram, respondeu a um comentário de Iury de forma ofensiva. “Ele disse que eu devia catar latinha porque jogador eu nunca seria. Ali entendi que eu tinha que virar jogador para mostrar que ele estava errado”, relembra. A experiência, dura para um garoto tão jovem, virou combustível: “Coloquei na cabeça que era obrigação virar jogador e calar a boca daqueles que desacreditaram.”

 

Atuando como meia e lateral esquerdo, Iury explica que o meio-campo é onde melhor expressa suas características. “Pela visão de jogo, armação de jogadas e passe, é onde me sinto mais confiante. Na lateral, minha velocidade e resistência ajudam bastante.” As referências para evoluir vieram de fora do estado. “Sempre gostei de ver Ronaldinho e Neymar. O Neymar sempre foi referência para quem sonha em jogar. Ronaldinho, para mim, sempre foi um ídolo.”

 

Conciliando trabalho e treinos, o jovem atleta busca manter uma rotina constante de preparação. “Trabalho de manhã e um pouco da tarde, e no restante do dia realizo meus treinos.” A rotina, segundo ele, é um dos vários desafios de quem tenta crescer no futebol. A saudade de casa e o peso emocional das incertezas também fazem parte desse percurso. “Um dia você treina super bem; no outro, erra um passe de cinco metros. Ninguém está 100% todos os dias. A saudade da família e o sentimento de solidão acabam interferindo”, explica.

 

Iury também aponta limitações estruturais para quem cresce no futebol sul-mato-grossense. “O nível do estado é consideravelmente baixo, mas sempre há jogadores que se destacam. Falta visibilidade. O único campeonato é o estadual. Em outros estados, existem diversos campeonatos seguidos. Aqui, com apenas um, a vitrine é pequena.”

 

Ainda assim, as experiências fora de Mato Grosso do Sul reforçaram sua confiança. Ele cita um amistoso disputado enquanto fazia testes em um clube de Mogi Guaçu (SP). “O capitão do time olhou para mim e disse: ‘Precisamos de um jogador como você aqui. Dá a vida nesse jogo porque quero jogar ao seu lado’. Ali entendi que esforço e dedicação valem a pena, e que sempre tem alguém olhando para você.”

 

Nos planos, está a continuidade da carreira profissional e a possibilidade de atuar fora do Brasil. O jogador recebeu propostas recentes e trata essa fase como uma porta que se abre no momento certo da vida. O objetivo, diz, é simples e direto: seguir construindo seu nome dentro do futebol.

 

Aos jovens que compartilham do mesmo sonho, Iury deixa um recado firme, resumido em três pilares que considera indispensáveis: “Dedicação, esforço e humildade. Não desistam. O caminho não é fácil. Tenham fé, porque ela vai te levar a lugares que vocês nunca imaginariam estar.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.