A Premier League voltará à ativa na semana que vem e fará questão de retornar com um protesto contra o racismo. Na primeira rodada da volta, entre os dias 19 e 22 de junho, todos os jogadores dos 20 times entrarão em campo com a expressão "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam", em tradução livre) no lugar dos tradicionais nomes na parte de trás das camisas. As informações são do site "The Athletic".
De acordo com a publicação, a iniciativa é uma maneira encontrada pelos clubes para fazer parte da série de movimentos que vêm ocorrendo pelo mundo desde a morte do negro George Floyd, que foi asfixiado por quatro policiais brancos em 25 de maio na cidade de Minneapolis, nos EUA. Alguns clubes, como Liverpool, Arsenal e Chelsea, chegaram a protestar em treinamentos, com os jogadores ajoelhando em campo.
Esse ato, aliás, deverá acontecer em boa parte dos jogos também, mas por uma iniciativa dos próprios jogadores, uma vez que nessa não há um envolvimento oficial dos clubes. Além da expressão nas camisas, a Premier League ainda quer colocar nos uniformes dos jogadores os símbolos do movimento "Black Lives Matter" e do NHS, o sistema de saúde britânico, que tem sido visto com bons olhos pela população durante o combate à pandemia do coronavírus no país.
As iniciativas estão acertadas para a rodada de retorno, que será a 30ª da competição. Não ficou claro, no entanto, se também valerão para as duas partidas que serão disputadas no dia 17 de junho, as primeiras a serem realizadas pós-paralisação, atrasadas de uma rodada anterior e que servirão para igualar o número de jogos de todos os times do torneio.