Primeira grande competição a retornar ao calendário neste próximo final de semana, a Bundesliga terá um novo status no mercado brasileiro. E não apenas por conta de ser a única competição de alto nível do futebol que estará disponível para o público.
Nesta segunda-feira (11), a ESPN confirmou que também vai transmitir os jogos do Campeonato Alemão, agora que foi aprovada a fusão entre ela e o Fox Sports. Os direitos do torneio eram de exclusividade do canal comprado há quase dois anos pelo Grupo Disney e, desde a última quarta-feira (6), após decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), poderão ser compartilhados entre as duas emissoras.
A união dos dois canais foi o que permitiu à Bundesliga ampliar a exposição no mercado brasileiro, mesmo sem querer.
Os alemães optaram por não "espalhar" jogos ao longo das datas disponíveis nas próximas semanas, o que poderia fazer com que a competição tivesse mais exposição na mídia. Assim, serão seis partidas no próximo sábado (16), sendo que cinco delas têm início programado para as 10h30. Se apenas o Fox Sports transmitisse o torneio, seria impossível mostrar todos os jogos, que agora ficarão espalhados na TV paga.
A escolha de qual emissora transmite qual partida foi feita pela Disney, que a princípio manterá as partidas de maior apelo dentro dos canais Fox. Na volta da temporada, será o Fox Sports que transmitirá o clássico Borussia Dortmund x Schalke, às 10h30 do sábado (16). A ESPN Brasil mostrará, no mesmo horário, Red Bull Leipzig x Freiburg. No domingo (17), o duelo Union Berlin x Bayern de Munique, principal partida do dia, também será do Fox Sports.