Neste sábado, 13, o Barcelona reestreou no Campeonato Espanhol visitando o Mallorca nas Ilhas Baleares. O clube catalão briga diretamente com o Real Madrid pela liderança, e consequentemente o título, da La Liga.
Messi, que era dúvida durante a semana, se recuperou de lesão e foi escalado pelo treinador Quique Setién. Além disso, o argentino apareceu com visual novo: cabelo cortado e barba feita.
Mallorca recebeu o adversário com Cucho Hernández e Ante Budimir no ataque, Dani Rodríguez e Takefusa Kubo no meio de campo, os volantes Salva Sevilla e Marc Pedraza, Alejandro Pozo atuando na lateral, Martin Valjent, Raíllo e Joan Sastre na zaga e o goleiro Manolo Reina.
O FC Barcelona entrou em campo com Ter Stegen no gol, os laterais Sergi Roberto e Jordi Alba, Gerard Piqué e Ronald Araújo na zaga, Arturo Vidal, Sergio Busquets e Frenkie de Jong atuando como volantes, e os atacantes Lionel Messi, Antoine Griezmann e Martin Braithwaite.
Com menos de um minuto de jogo, o Barcelona já mostrou que estava disposto a voltar para casa com a vitória. De Jong recuperou a bola num carrinho, mandou para Jordi Alba que cruzou na cabeça de Arturo Vidal, abrindo o placar para o clube catalão.
O Mallorca sentiu o impacto do gol sofrido com menos de um minuto de jogo, mas conseguiu apertar a partida contra o Barcelona. Os donos da casa conseguiram boas chances de gol, mas Ter Stegen estava ali para atrapalhar a alegria da equipe adversária.
E aos 38 minutos, Braithwaite marcou o primeiro gol dele pelo Barcelona e o segundo da partida. Com uma troca de bola entre De Jong e Messi, o argentino lança a bola para o dinamarquês, que aumenta o placar para o clube visitante.
O VAR chegou a ser utilizado para analisar se houve ou não toque de mão de Griezmann ou e Messi no lance, mas o gol foi confirmado. Para o segundo tempo, o Barcelona entrou em campo com uma mudança: entra Ivan Rakitic, sai Arturo Vidal.
Minutos depois, Luis Suárez entrou no lugar de Griezmann, Nelson Semedo no lugar de Sergi Roberto e Arthur substituindo Busquets. Vale lembrar que a La Liga também foi liberada pela FIFA para fazer até cinco substituições por partida.
Jordi Alba também deixou a sua marca no jogo ao marcar o terceiro gol da partida. Arthur recebeu a bola, lançou para Messi, que entregou para o espanhol aumentar o placar. Esta foi a segunda assistência do argentino.
Faltando poucos minutos para o fim da partida, Junior Firpo entrou em campo no lugar de De Jong, finalizando as substituições do Barcelona. E quem assistiu a partida esperando um gol de Lionel Messi, teve que esperar até à prorrogação.
Nos dois minutos de acréscimo, Suárez recebeu a bola e de canhota mandou para Messi, que marcou o quarto gol do Barcelona na partida. Com isso, o argentino chegou aos 628 gols oficiais pelo clube catalão, encostando na marca de Pelé, que fez 643 pelo Santos.
Com a vitória, o Barcelona garantiu a liderança do Campeonato Espanhol com 61 pontos, enquanto o Real Madrid tem 56. A equipe merengue entra em campo neste domingo, 14, contra o Eibar e brigará pelos três pontos em casa.
A derrota em casa não ajudou o Mallorca, que é se tornou o primeiro time na zona de rebaixamento da La Liga.