Vela | Olimpíada Todo Dia | 12/09/2020 10h07

Pandemia faz brasileiros desistirem da semana de Kiel

Compartilhe:

Primeiro grande evento da vela desde o início da pandemia em março, a tradicional Semana de Vela de Kiel, na Alemanha acabou sendo desfalcada pelos principais atletas da vela brasileira. Anteriormente confirmados na competição, Robert Scheidt, Jorge Zarif e dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze acabaram desistindo da disputa. Apenas Bernardo Low-Beer representa o país nas águas alemãs.

Apesar de ter confirmado a sua participação, o detentor de cinco medalhas olímpicas, Robert Scheidt, optou em não participar do evento por conta do recente aumento no número de casos de Covid -19 e seguir a sua preparação, que vem sendo feita no Lago di Garda, região próxima de sua casa, na Itália.

Com presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Scheidt utilizaria o torneio alemão como passo inicial em sua preparação para o evento do ano que vem. Dono de três títulos de Laser e dois de Star na tradicional competição de Kiel, o experiente velejador ainda não possui uma data confirmada para voltar a competir.

Outro atleta que acabou evitando viajar por conta da pandemia do coronavírus foi Jorge Zarif. Retornando a competir após dez meses longe dos barcos, acabou optando por permanecer no país e disputar a Semana de Vela do Rio de Janeiro, competição em que acabou sendo campeão da classe Finn.

Foco na preparação física
Já as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze já estão no continente europeu por conta da Missão Europa. As duas, porém, optaram por não viajar de Portugal para a Alemanha. Em contato com o Olimpíada Todo Dia, Kahena explicou que, além da pandemia, a dupla atualmente está realizando trabalhos focados para a parte física. Por isso, elas não acreditavam que valia a pena realizar uma longa viagem de carro para o evento neste momento.

Único brasileiro participando da competição, Bernardo Low-Beer não tem conseguido obter destaque no evento. Disputando a classe laser standart, o velejador acabou encerrando o segundo dia de competições na 71ª posição.

Evento centenário da vela, a Semana de Kiel ocorre, normalmente, na última semana de junho, em pleno verão europeu. Como promove disputas de classes olímpicas e não olímpicas, costuma reunir cerca de dois mil barcos e cinco mil velejadores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS