Jogos da Melhor Idade | Da Redação | 16/04/2024 13h12

Jogos da Melhor Idade começam nesta terça em shopping da Capital

Compartilhe:

A primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2024 vem aí. A competição é organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e acontecerá entre os dias 16 e 18 de abril, em Campo Grande.

O evento é aberto ao público e tem previsão de reunir mais de 700 pessoas. Nesta etapa serão disputadas nove modalidades individuais e em duplas. O atletismo terá provas no Parque Olímpico Ayrton Senna. Já damas, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez ocorrerão no Espaço Expo do Shopping Bosque dos Ipês.

Ao todo, a competição receberá delegações de 35 municípios: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

Os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul objetivam instrumentalizar os municípios de Mato Grosso do Sul e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida. O acesso ao esporte e ao lazer é um dos direitos da pessoa idosa, assegurados pela Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso.

A iniciativa quer oportunizar a participação de pessoas idosas em eventos esportivos do Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento promove momentos de lazer e inclusão para as pessoas idosas e é referência para as demais unidades federativas do país. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, os Jogos da Melhor Idade promovem bem-estar físico, saúde mental e autonomia para os idosos-atletas.

“As atividades que desafiam o cérebro como os jogos de mesa, melhoram a memória, a concentração e o raciocínio lógico. Estudos mostram que o engajamento regular em jogos pode reduzir o risco de declínio cognitivo e até mesmo ajudar a prevenir doenças como demência e Alzheimer. Então, além da diversão e socialização, os Jogos da Melhor Idade melhoram a saúde dos atletas”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, enfatiza que anualmente mais municípios têm participado dos Jogos. “Nestes últimos anos, conseguimos interiorizar os Jogos da Melhor Idade e percebemos maior envolvimento dos municípios, que passaram a movimentar principalmente os centros de convivência e a investir no esporte para a terceira idade. O mais importante, além de permitir a interação e o convívio entre os participantes, é estimular um estilo de vida mais ativo”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS