Futebol | Assessoria CBF | 29/03/2024 08h29

Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2024 ainda mais inclusiva

Compartilhe:

A Liga de Desenvolvimento CBF Transforma de 2024, que começa na próxima segunda-feira (01) e vai até o dia 8, em Porto Alegre (RS), será ainda mais inclusiva, reunindo clubes de todas as regiões do país. No Feminino, as equipes estão prontas para os confrontos previstos na competição. E, para alguns clubes, será a estreia em um evento de alcance nacional.

A competição é composta por três categorias: Masculina Sub-13 e Feminina Sub-14 e Sub-16. Todas as partidas serão realizadas no CT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul-RS. No dia 2 de abril , as equipes femininas entram em campo. Na Sub-16, jogam São Paulo e Corinthians e CEFAMA e ESMAC, às 8 horas, e, depois, Ferroviária x Internacional e Grêmio x Minas Brasília, às 10 horas. E na Sub-14, a primeira rodada, também no dia 2, terá os jogos Ferroviária x Corinthians e Minas Brasília x Cresspom, ambos às 14 horas; e Grêmio x São Paulo e Internacional x JC FC, às 15h45.

A Coordenadora de Desenvolvimento do Futebol Feminino da CBF, Marina Figueiredo, ressalta a importância da competição para o fortalecimento e valorização das categorias de Base.

"O desenvolvimento do futebol feminino é um dos pilares estratégicos da gestão do Presidente Ednaldo Rodrigues e não há como pensar no crescimento da modalidade sem ações de promoção e valorização da base, que permitem não somente vivencias competitivas às jovens atletas, mas toda uma experiência visando a formação integral e o exercício da cidadania. A Liga de Desenvolvimento CBF Transforma se consolida a cada ano como um dos principais eventos da base, sendo esta edição a mais democrática, já que contará com a participação de clubes de todas as cinco regiões do Brasil", destaca.

Nayeri Albuquerque, presidente do Minas Brasília para o futebol feminino disse que o clube irá com duas delegações da Sub-14 e Sub-16 para a competição. Todas as atletas - 36 meninas ao todo - são de Brasília e fazem parte do projeto desenvolvido pelo clube.

"Nós somos um clube exclusivamente da modalidade, um clube 100% feminino. Para nós, é uma honra participar dessa competição, uma vez que trabalhamos muito forte com a base em Brasília e já revelamos muitos atletas da base, justamente por esse trabalho forte e dedicado. Participar da Liga de Desenvolvimento é muito importante para as nossas atletas, para que elas possam ter o contato com competições de alto rendimento regidas pela CBF. E, além disso, conhecerem outros estados, vivenciar novas culturas, jogar com grandes clubes. Estamos ansiosas para participar", afirmou Nayeri.

O presidente do CEFAMA, Fábio Aurélio, afirma que a expectativa é de fazer uma boa participação na competição.

"Essa competição é muito importante para quem está começando, com idades entre 15,16 anos. Participar de um evento de tamanha envergadura com certeza traz um amadurecimento para as competições futuras. Nós temos dois destaques que estarão presentes na Liga: a goleira Monique Hellem e a atacante Beatriz Sarges", detalha Fábio Aurélio.

O JC FC é mais um clube que está investindo no futebol feminino. O início do trabalho das categorias de base foi em 2023. Este ano, faz história como a única equipe amazonense a participar da Liga de Desenvolvimento Sub-14. O objetivo, no curto prazo, é criar uma escolinha de futebol somente para o feminino na cidade de Itacoatiara e , a médio prazo, expandir para Manaus e outras cidades amazonenses.

"Em relação a Liga de Desenvolvimento Sub-14, estamos esperançosos em realizar uma boa campanha e, além disso, seguir firme valorizando o futebol feminino de base do Amazonas e do Brasil, dando visibilidade e o total apoio para o processo de desenvolvimento das meninas", afirmou João Carlos Dias Campos, presidente do clube.

Sistema de disputa

Na Liga de Desenvolvimento CBF Transforma 2024, cada modalidade tem oito equipes na disputa, divididas em dois grupos de quatro, que se enfrentam na primeira fase em jogo único. Classificam-se os dois melhores de cada grupo para as semifinais. Nelas, o primeiro do Grupo A enfrentará o segundo do Grupo B e o líder do Grupo B jogará com o vice do Grupo A.A terceira fase tem a disputa pelo terceiro lugar e a grande final entre os vencedores das semis, está marcada para 8 de abril.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS