Xadrez | Da Redação | 08/07/2019 16h38

Detentas de Corumbá disputam vaga ao Circuito Estadual de Xadrez

Compartilhe:

Quarenta e uma detentas do Projeto “Xadrez que Liberta”, idealizado pelo juiz criminal André Luiz Monteiro, vão disputar a seletiva interna para quatro vagas do Super Circuito Estadual de Xadrez 2019 – Etapa Corumbá. A competição, organizada pela Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez (Fesmax), será disputada nos dias 12 e 13 de outubro, no Fórum de Corumbá.

Realizado há mais de três anos na unidade prisional da Cidade Branca, o “Xadrez que Liberta” objetiva transformação de condutas e a inclusão social pelo esporte da mente, melhorando o raciocínio lógico, a memória e a concentração das custodiadas, além estimular a disciplina, a autoestima e o respeito às regras para solução de problemas e elaboração de projetos de vida.

Através do projeto, a participação das detentas de Corumbá em torneios de xadrez está se tornando constante, levando também inclusão a estas mulheres.

Para a diretora do presídio feminino de Corumbá, Elizandra Assis da Silva, a atividade tem sido muito positiva na unidade prisional, já que diminui o nível de ansiedade, característico do ambiente de aprisionamento.

A seletiva interna tem 41 detentas e será disputada às quartas-feiras, das 8h30 às 11h, com 18 enxadristas no sistema "todos contra todos". Classificam-se quatro para a final.

Nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h, com 23 atletas, pelo mesmo sistema de disputam, apenas quatro irão para a final.

A decisão será realizada com oito detentas, no "todos contra todos", no qual as quatro primeiras representam o Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” de Corumbá e vão receber certificado de atividades de 60 horas.

O professor Augusto Samaniego, que desenvolve o projeto no presídio, destaca que, entre os benefícios da prática do xadrez, estão a melhora da autoestima e mudança no comportamento, sentida após a realização das aulas.

“Já formamos três turmas com aproximadamente 60 reeducandas certificadas pela Fesmax, e fico muito contente e satisfeito em poder estar aqui mais uma vez. Sabemos que elas erraram, mas todos nós erramos e temos direito a uma segunda chance e é através do xadrez que elas estão percebendo isso, já que possibilita o poder de pensar e de escolha naquilo que elas querem para o futuro”, finalizou Samaniego.

Nesta quarta-feira (10), terá início a seletiva interna, a partir das 8h30, no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” de Corumbá.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS