Vôlei de Praia | Da Assessoria | 22/07/2020 08h29

Seminário virtual da CBV apresenta estudo sobre iniciação no vôlei de praia

Compartilhe:

A Academia do Voleibol apresentou nesta terça-feira (21.07) mais uma noite de conhecimento aos profissionais da modalidade em seminário virtual. O tema abordado foi um estudo sobre a iniciação e especialização de atletas de alto rendimento no vôlei de praia, realizado pelos técnicos Américo Rossato, Alba do Carmo, Maurício Dantas e Ricardo Dias no final de 2018.

Os resultados foram exibidos para cerca de 90 profissionais de todo país, conectados através da plataforma Webex. O estudo foi realizado para o curso da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e entrevistou 23 atletas (13 do naipe feminino e 10 do masculino) da elite do vôlei de praia brasileiro, em 15 questões fechadas.

“Buscamos estudar quais fatores são importantes na formação dos atletas, razões que podem ter contribuído para o bom desenvolvimento desses jogadores de sucesso. Analisando a especificação precoce, participação em torneios e outras abordagens. Dois fatores eram cruciais de serem entendidos, a participação familiar e a figura do técnico nestes processos, a influência na formação desses atletas” explicou Ricardo Dias.

A especificação precoce pode ser traduzida no treinamento exclusivo da modalidade em idades reduzidas, que pode produzir a evasão do praticante e aumentar risco de lesões.

“A maioria dos entrevistados, 78%, passou a se dedicar especificamente ao esporte na idade adequada segundo a literatura esportiva, após os 16 anos. Além disso, somente 13% não praticaram outras modalidades na iniciação. Esse ponto é relevante no processo de formação do atleta, permite vivenciar seu repertório motor com mais esportes. Outro fator presente na maioria das respostas é a participação em campeonatos regionais e nacionais, como fator motivacional”, disse a professora Alba do Carmo.

Outro dado interessante coletado no estudo foi de que 91% dos atletas entrevistados disseram ter incentivo da família na iniciação esportiva. Ao final da apresentação, os treinadores também debateram ideias e responderam perguntas dos participantes.

O presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat), Carlos Rios, mediou a apresentação e destacou a iniciativa da Academia do Vôlei. O projeto visa levar conhecimento aos profissionais durante a pandemia da COVID-19, enquanto os torneios estão paralisados.

“Fico muito feliz de encontrar aqui tantos treinadores, tantos profissionais interessados em aprender ainda mais. Essa presença é muito importante e é nosso objetivo principal, que tenhamos aqui técnicos que possam levar as informações para superar os obstáculos. E fico feliz pela correlação espontânea entre os temas, todos estão interligados e se complementa. A especificação precoce é um tema muito atual e importante”.

A Academia do Voleibol já proporcionou outras 22 reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Comissão Nacional de Treinadores (Conat). O conteúdo posteriormente também fica disponibilizado no YouTube da CBV.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS