Vôlei de Praia | Correio do Estado (Com agências) | 22/01/2006 15h48

Na praia, briga está mais acirrada por vagas no Pan-2007

Compartilhe:

Considerado o segundo esporte da preferência nacional, o vôlei de praia do Brasil já se assemelha ao futebol: a cada dia revela novos nomes e talentos. A constatação partiu exatamente de Juliana, de 23 anos, que juntamente com Larissa, de 24, conquistou o último Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Em entrevista para o site Globoesporte.com.br, a jogadora fez a comparação resumindo bem a boa fase que esse esporte vive no País: "As duplas novas estão se formando e ocupando seu espaço. Isso só engrandece o esporte".

Vitorioso em 2005 ao ocupar os três primeiros lugares no ranking mundial masculino (com as duplas Ricardo/Emanuel; Márcio/Fábio Luis; e Benjamin Isfran/Harley) e os dois primeiros no feminino (Juliana/Larissa e Adriana Behar/Shelda), o vôlei de praia conta com promessas de bons resultados neste ano.

Uma delas, formada pelas experientes Virna, que deixou as quadras em julho, e Sandra Pires, ouro em Atlanta-1996 (com Jacqueline), quer aproveitar a temporada para ganhar entrosamento. A primeira etapa do Circuito Brasileiro começará no dia 5 de fevereiro, em Joinville. "Em 2007, estaremos em condições de brigar por uma vaga para Pequim-2008", disse Sandra, que em 2001 ajudou Leila a se adaptar às areias.

A também recém-formada dupla Shaylyn e Ágatha, que estréia na primeira etapa do Brasileiro, espera chegar às finais neste ano.

Observando as atletas que ele comanda, o técnico Marcelo Del Negro, o Alemão, vê nas quatro ingredientes de sucesso: "A Ágatha foi a revelação do Brasileiro-2005. Mostrou potencial. Shaylyn é corajosa e boa tecnicamente. A Virna tem a vantagem de ser alta, o que faz falta na praia, e a Sandra já tem a experiência de adaptar outras jogadoras à areia. São todas muito boas e vão dar trabalho para as adversárias".

Vendo com bons olhos a mudança das duplas, Ana Paula (oitava no ranking mundial com a parceira Leila) lembra que o favoritismo é das campeãs de 2005.

Para dificultar ainda mais a vida das novas duplas, Rodrigo Ribeiro, o treinador das vice-campeãs dos circuitos Brasileiro e Mundial Adriana Behar e Shelda, garante que neste ano a dupla hexacampeã mundial voltará com tudo, desafiando quem acreditava que elas estariam em final de carreira.

No masculino, os ventos que sopram também trazem novidades. Nalbert, ex-atacante da seleção brasileira medalha de ouro em Atenas-2004, procura uma nova dupla, após desfazer a parceria com Guto. Tande, que jogava com Franco, também busca um parceiro para conquistar pontos e se classificar para o Pan. Ouro olímpico nas quadras em Barcelona-1992, o craque acredita que o panorama atual é favorável para quem chega.

Atrás do mesmo objetivo, Márcio - que jogou a última Olimpíada ao lado do sul-mato-grossense Benjamin Isfran - agora forma dupla com Fábio Luis e sai na frente com o favoritismo de quem venceu o último Brasileiro. Eles fazem frente aos experientes Ricardo e Emanuel, líderes do ranking mundial. As duas duplas se preparam para chegar ao auge do condicionamento físico em junho, quando começarão as etapas mais importantes do Mundial. Eles não escondem o desejo de jogar e conquistar medalhas em casa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS