Vôlei de Praia | com CBV | 31/01/2023 09h55

Carol e Isabela Sallaberry participam de camp de treinamento da CBV

Compartilhe:

Presente em três Mundiais de base de vôlei de praia (sub-19 em 2021 e 2022; e sub-21 em 2021), Carol Sallaberry, de 17 anos, já participou de muitos camps de treinamento no Centro da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema (RJ). Mas desta vez, ela tem uma companhia especial: aos 14 anos, sua irmã Isabela foi convocada pela primeira vez para os treinos com os técnicos das seleções de base.

“Para um primeiro camp, está sendo até tranquilo, pensei que ficaria mais nervosa. A presença da minha irmã faz com que eu me preocupe menos e aproveite mais a chance. Estou achando maravilhoso, só me preocupo em dar o máximo nos treinos. Não é fácil, mas é o que sempre sonhei. No Rio não treinamos juntas e aqui tenho a oportunidade de aproveitar a experiência que a minha irmã já tem. Peço muitos conselhos sobre visão de jogo e ela me dá vários toques sobre como ser uma boa atleta dentro e fora da quadra”, conta Isabela.

Isabela foi convocada em um planejamento da CBV a longo prazo. Ela faz parte do grupo de nove selecionados nas peneiras de observação realizadas em 2022, e foi chamada dentro da meta de desenvolvimento de talentos visando os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026. 

“Em parceria com as Federações locais, a CBV realizou cinco peneiras de observação para atletas entre 14 e 16 anos em 2022. Tivemos mais de 250 atletas monitorados. Para 2023, estão previstas outras nove ações desse tipo. Este primeiro camp do ano traz os frutos desse programa de observação, com nove participantes que vieram das peneiras. Temos um olhar para as competições da temporada, mas também um trabalho de longo prazo, de formação e desenvolvimento constante de talentos”, explica Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

Isabela tem um grande espelho para seguir em casa. Em 2022, Carol foi medalhista de ouro na etapa de Manta (EQU) do Circuito Sul-Americano sub-20, de prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario (ARG), e de bronze na etapa de Sucre (BOL) do Circuito Sul-Americano sub-19. Jogando com Nina, ela também tem uma longa lista de pódios em etapas sub-17, sub-19 e sub-21 do Circuito Brasileiro nos últimos dois anos: oito ouros, duas pratas e um bronze.

“É incrível ter minha irmã por perto, ver a Isabela conquistando seu espaço. Uma ajuda muito a outra, nos treinos e na hora de lidar com a saudade da família. Tento mostrar o melhor caminho, dou algumas dicas, para que ela tenha um início de carreira mais tranquilo”, diz Carol.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS