Vôlei | Com CBV | 23/09/2023 08h08

Roberta e Naiane: levantadoras compartilham sucesso na Polônia

Compartilhe:

Roberta, de 33 anos, e Naiane, de 28, têm em comum histórias de sucesso no voleibol polonês. Agora, mais um elo une as levantadoras. Com o pedido de dispensa por questões físicas de Macris, caberá a elas ditar o ritmo da seleção feminina no Pré-Olípico. São oito equipes em busca de duas vagas nos Jogos de Paris 2024.

As duas levantadoras viveram na Polônia suas primeiras experiências internacionais em clubes. Roberta vai para sua terceira temporada no LKS Lodz. Na última, além de faturar o título polonês, foi eleita a MVP da competição. Naiane jogou uma temporada no país e também foi campeã nacional, pelo Chemik Police - na sequência, voltou ao Brasil.

“A primeira temporada não foi fácil. O time me recebeu muito bem, mas viver no frio e longe da minha família foi difícil e não joguei como gostaria. Mas aos poucos fui me adaptando. Para a próxima temporada, tenho metas altas. Vai ser o ano que antecede os Jogos Olímpicos e quero estar na melhor forma. Estou em um clube que me respeita muito. A Polônia tem um amor pelo voleibol muito grande. Isso me fez crescer como jogadora e pessoa”, conta Roberta

Roberta tem outros motivos para comemorar. No final de agosto, ajudou a seleção feminina a conquistar o 23º título do Sul-Americano e foi eleita a melhor levantadora da competição. “Ganhar um prêmio individual mostra algumas coisas. Foi uma boa competição. Estamos nos reencontrando como equipe. Já viramos a página, mas vamos trazer tudo de bom do Sul-Americano para o Pré-Olímpico”, aposta Roberta. “O Pré-Olímpico tem muitos jogos em poucos dias. É uma competição de tiro curto. Estou confiante e vejo o time em uma crescente. Nosso primeiro adversário é a Argentina. Jogamos muito bem contra elas em Recife, mas sabemos que estão em um bom momento, conquistaram a Copa Pan-Americana de forma inédita”.

Última jogadora a se juntar ao grupo que disputa o Pré-Olímpico, Naiane fala sobre seu crescimento nas últimas temporadas. “A Polônia foi um divisor de águas na minha carreira, por motivos profissionais e pessoais. Foi uma experiência que me deu força para voltar ao Brasil com outra mentalidade e novos desejos. Foi um caminho trilhado para estar novamente na seleção brasileira. Fico feliz de estar no grupo”, diz Naiane, que disputou a primeira etapa da Liga das Nações deste ano com a equipe. “Desde o início me senti parte do grupo, foi uma experiência muito rica. Voltar nesse momento tão importante, no principal campeonato do ano, é muita responsabilidade e a certeza de que o trabalho está sendo bem feito. Estamos correndo atrás dos nossos objetivos com muita convicção do que podemos fazer”, afirma Naiane.

No Pré-Olímpico, o Brasil está no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos de Paris.

O Brasil faz um período de aclimatação na cidade de Okazaki, no Japão, com as levantadoras Naiane e Roberta, as opostas Kisy, Rosamaria e Tainara, as ponteiras Gabi, Julia Bergmann, Maiara Basso e Pri Daroit, as centrais Carol, Diana, Lorena e Thaisa e as líberos Natinha e Nyeme.

Pré-Olímpico feminino

23/9 (sábado) – Brasil x Bélgica às 4h (horário de Brasília) – Globo e sportv 2

24/9 (domingo) – Brasil x Japão às 7h25 (horário de Brasília) – sportv 2

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS