Verba Pública | Pedro Nogueira/Da Redação | 30/03/2012 13h32

Fundesporte se reúne com federações, associações e ligas

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Auditório da Agraer, no Parque dos Poderes, encontro entre a nova direção da Fundesporte e os presidentes de federações, associações e ligas. O intuito da reunião era discutir novos projetos e como será liberada a verba para a realização destes.

Estiveram presentes federações/associações/ligas de: lutas associadas, natação, ginástica, taekwondo, paradesporto, karatê, ciclismo, vôlei, basquete, futsal, atletismo, futebol, capoeira e boxe, entre outras.

As federações, ligas e associações interessadas em enviar projetos à Fundesporte devem antes enviar o quadro oficial de arbitragem, exigido pela Fundação. Quem não enviar, não terá o projeto atendido.

Regulamentação do FIE

O diretor-presidente Flávio Brito falou em regulamentar o FIE, criando um parâmetro a ser seguido, para evitar que alguma federação seja desfavorecida por interesses. "Queremos ser justos e democráticos. Não darei preferência para tal esporte. Seguiremos um roteiro".

O roteiro citado por Brito funcionará da seguinte forma. Após um projeto de um evento ser enviado oficialmente para a Fundesporte, que será encaminhado para o setor financeiro, que checará se a federação/associação está adimplente, ou seja, em dia com seus pagamentos. Se estivar inadimplente, já não receberá recursos.

Em seguida, vai para o setor jurídico, onde será analisada a prestação de contas, se a federação deve algo para a Fundesporte. Se estiver devendo, não receberá a verba.

Depois vai para o setor técnico, onde uma comissão analisará o projeto, vendo se os pedidos são necessários ou exagerados. Após tudo isso, haverá um ranqueamento de federações como último critério.

Opiniões

Valéria Cristina, presidente da Federação de Atletismo, não concordou com a idéia do ranquiamento. "Pode ser injusto. Por exemplo, não temos pista borrachada no Mato Grosso do Sul, então o atletismo já sai perdendo".

Marcelo Nunes, presidente da Federação de Boxe elogiou a inciativa do encontro, dizendo que o novo presidente atua de forma transparente e ouve muito os outros.

Sarita Bacciotti, presidente da Federação de Ginástica aproveitou a ocasião para lembrar que vários atletas estão deixando o Estado por falta de estrutura. Brito foi franco à respeito do assunto. "Obviamente perderemos atletas para fora, até para o interior de São Paulo perderemos. É utopia acharmos que já vamos de cara conseguir segurar atletas. É um processo que leva tempo".

Uma mão lava a outra

O diretor-presidente deixou claro aos presentes que todos devem se unir e ajudar uns aos outros. Citou o caso das várias federações de karatê que existem e propôs uma reunião entre todas, para acabar com esse problema.

Flávio ressaltou também que as federações não devem mostrar-se dependentes da Fundesporte. "Precisamos ter credibilidade, execução, visibilidade, bons projetos. Gestão de recursos públicos eu sei fazer muito bem, sempre soube. Mas vocês têm que me ajudar, têm que fazer a parte de vocês".

Na reunião cogitou-se também que cada federação teria no máximo três projetos por ano e um teto financeiro, para democratizar a distribuição da verba.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS