Velocross | Da Redação/Com Assessoria | 09/04/2012 15h33

Chuva interrompe abertura do Estadual, que é adiada para dia 29

Compartilhe:

Laguna Carapã (MS) - Devido às chuvas que caíram na cidade de Laguna Carapã na tarde de ontem, a etapa de abertura do campeonato estadual de Velocross teve concluídas apenas duas das oito baterias previstas para o evento, pois a pista ficou impraticável e perigosa. Os resultados das categorias Sênior e Cadete foram confirmados e os pilotos receberam a pontuação, prêmios em dinheiro e troféus. As demais categorias – Nacional, Júnior, Open, 230cc, Pratas da Casa e Minimotos – foram confirmadas para nova corrida em Laguna Carapã, dia 29 de abril, último domingo do mês.

O domingo de Páscoa amanheceu com céu azul, limpo, sem nuvens. Os treinos pela manhã transcorreram normalmente, com a pista sendo molhada para amenizar a poeira que ameaçava tomar conta do motódromo. A expectativa era de um grande evento e muita disputa para os 104 pilotos inscritos na etapa, com direito ao troféu Hole Shot – para o piloto que faz a primeira curva na frente após a largada.

Previsões

“Pancadas de Chuva! Chuva de curta duração que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. Temperatura mínima de 20 e máxima de 32° Celsius. Probalidade de chuva: 80%...”. Esta era a previsão do tempo para Laguna Carapã no dia 8 de abril.

Antes da primeira largada, o senhor Deigmar Queiroz Martins, representante da Veipeças e lojas Moto 13 – Empresa parceira da Femems em todos os eventos estaduais em 2012 – procedeu ao sorteio de dois coolers aos pilotos inscritos. Os felizardos foram: o campo-grandense Bruno Agostini (categoria Nacional) e o douradense Marcos Queiroz (categoria Pratas da Casa).

Abertura

Às 13h15, na largada da categoria Sênior, com o público chegando ao motódromo, as nuvens se aproximavam de Laguna Carapã. Melhor para Emerson Braz (#55), o “DJ” de Campo Grande. Emerson fez uma boa largada, faturou o troféu ‘hole shot’ e foi abrindo caminho rumo à vitória. Apesar da perseguição implacável de Donizete Ferreira (#71), piloto de Fátima do Sul/MS, “DJ” foi tocando e negociando ultrapassagens, mantendo distância de Donizete.

No segundo pelotão da Sênior a briga era intensa. Veio o aguaceiro. A princípio meio tímida, mas suficiente para provocar várias trocas de posições, a chuva apertou no final da prova, vários pilotos caíram, tiveram problemas com o equipamento e passaram a lutar não por posições, mas para permanecerem na pista. Após vinte minutos mais duas voltas, Emerson Braz recebeu a bandeira quadriculada seguido de perto por Donizete Ferreira.

Gladstone Rafael (#26) de Itaporã/MS cruzou em terceiro, embolado com o piloto Marcos Anderson (#62), o “Xuxa” de Ponta Porã/MS, em quarto, escoltados pelo também ponta- poranense Luiz Barone (#7) que fechou o pódio em quinto. “A pista foi encharcando a cada volta. Ficou muito pesada. Estava difícil andar no traçado”, explicou Barone, que chegou a ocupar a terceira posição.

Cadete

Com a chuva não dando trégua, a direção de prova reuniu os pilotos da Categoria Cadete, explicou as condições da pista e perguntou se eles concordavam em reduzir o tempo de prova para 10 ou 15 minutos. Com o tornozelo esquerdo lesionado ao treinar no dia anterior, Lorival Barão Rosa (#22), o “Markito” de Paranhos/MS, bem que tentou convencer os demais para uma prova mais curta. Mas, como um piloto não concordou, prevaleceu o regulamento: 20 minutos mais duas voltas sob chuva fina e pista escorregadia.

Gerardo Caballero (#17), piloto de Pedro Juan Caballero/PY, fez uma excelente largada e levou o troféu Hole Shot. Mas foi traído pela pista e errou. Markito se aproveitou e pulou para a liderança do ‘trenzinho’, pois o jeito era andar em fila indiana. Marcos Corrêa (#69), o Marcolino de Nova Alvorada do Sul/MS, apertava Markito, errava e era ultrapassado por Eziel Xavier (#131), de Dois Irmãos do Buriti/MS. E assim, conforme um piloto errava, outros assumiam as posições até cometerem um erro, e tudo mudava novamente.

Markito recebeu a bandeira quadriculada seguido de perto por Marcos Corrêa (Marcolino) e Eziel Xavier. Gerardo Caballero cruzou em quarto e Wilson Silva (#18), de Nova Alvorada do Sul, fechou o pódio na quinta posição. “Gosto de andar no barro. Em Paranhos, só treinamos quando chove que é para não levantar poeira”, sorriu o vencedor da categoria Cadete. Apósa prova, os pilotos Marcos Corrêa (Marcolino) e Eziel Xavier, ambos com irritação nos olhos provocada pelo barro, foram atendidos pela equipe médica: Colírio neles!

A chuva aperta

A terceira categoria a alinhar no gate foi a Nacional. A Chuva parecia bumerangue: Vai-e-volta, vai-e-vem. As condições da pista iam de mal a pior, com vários pontos alagados. Não era para dar certo mesmo. ‘Queimaram’ a primeira largada. Na segunda tentativa, os pilotos deram apenas duas voltas: várias quedas, alguns abandonos e impossível saber quem era quem para poder cronometrar a prova. No domingo de Páscoa, motos e pilotos sumiram sob uma cobertura de barro cor de chocolate.

Como não havia condições de segurança para prosseguir a competição e a chuva era uma ameaça constante, a direção de prova reuniu todos os pilotos presentes e, em comum acordo e por unanimidade, decidiram interromper a etapa. Os resultados das categorias Sênior e Cadete foram confirmados e os pilotos receberam a pontuação, prêmios em dinheiro e troféus. As demais categorias: Nacional, Júnior, Open, 230cc, Pratas da Casa e Minimotos, foram confirmadas para uma nova corrida em Laguna Carapã, dia 29 de abril, último domingo do mês. As inscrições realizadas nessas categorias estão confirmadas para a continuidade da etapa.

29 de abril
Como disse o locutor Reinaldo Ayala: “Nada podemos contra a mãe natureza”! Portanto, dia 29 de abril, está confirmada a finalização da Etapa de Abertura do Estadual 2012 de Velocross em Laguna Carapã, a “Terra do Pé de Soja Solteiro”.

A Etapa de Abertura do Estadual de Velocross é uma realização da Prefeitura Municipal de Laguna Carapã. Apoio Grupo Veipeças, lojas Moto 13 e Yamaha Remotors. Organização e supervisão da Federação Estadual de Motociclismo (FEMEMS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS