Vela | Redação Webventure | 24/02/2006 11h26

Piratas lideram na Volvo e Brasil 1 avança

Compartilhe:

Depois de uma manobra para o norte e outra para o leste, os veleiros se aproximam do primeiro Ice Gate estabelecido pela organização. O Piratas do Caribe de Paul Cayard conseguiu encontrar o melhor momento de realizar essas manobras e assumiu a ponta da floilha. Logo atrás vem o ABN Amro 1 e o Movistar, com duas milhas separando um do outro.

"Foi uma péssima coincidência essa zona de alta pressão estar bem no nosso caminho de Wellington para o primeiro Ice Gate. Isso provavelmente vai atrasar essa perna. Mas logo devemos estar no nosso rumo de novo, para o leste, em direção ao segundo Ice Gate e o final da perna", comentou o comandante dos Piratas.

Cerca de cem milhas atrás, o Brasil 1 também conseguiu ultrapassar o ABN Amro 2 e agora está em penúltimo. O vento para a primeira flotilha diminuiu, está em torno de sete nós. Brasil 1 e ABN 2 conseguem mais vento, perto de 15, o que pode aproximá-los dos líderes.

Recompensa

Os tripulantes do Brasil 1 esperam a recompensa por ter optado antes de seguir pelo norte. "Estamos entrando no sexto dia de mar, a 200 milhas do Ice Gate e velejando com ventos fracos há dois dias. Todos aqui sabem que não isso não é comum nessa região, então nos preparamos para ventos fortes mais para frente. Em 20 horas estaremos velejando a favor do vento, que terá 55 nós", prevê o brasileiro Kiko Peilcano. "Alguns tripulantes já estão assustados", completou.

Mesmo concentrado na prova, os brasileiros não esqueceram a festa que começa hoje em sua terra natal. "Passamos a noite bebendo uns drinks por aqui, o único problema é que eram feitos de água salgada e congelante", brincou Pelicano. "Fizemos dois blocos de carnaval aqui, o 'Segura que ta pulando', e o 'Põe a roupa que ta frio'", contou.

Se a tripulação do Brasil 1 ainda lembra do que acontece no resto do mundo, o navegador Steve Hayles do veleiro da Ericsson parece estar concentrado demais na prova. "Ontem estava baixando a previsão meteorológica na estação de navegação e reparei uma coisa interessante: Era meu aniversário!", contou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS