Vela | UOL | 07/03/2006 11h19

Faltam menos de mil milhas para a chegada da Volvo no Rio

Compartilhe:

Depois de uma média de 270 milhas náuticas velejadas entre ontem e hoje, a flotilha da Volvo Ocean Race que segue em direção ao Rio de Janeiro está a menos de mil milhas do destino. Os cinco veleiros estão na maior perna da prova, com 6.700 milhas desde a Nova Zelândia até o Rio.

O ABN Amro 1 segue na liderança mas perdeu parte da vantagem devido a falta de vento na aproximação da costa brasileira. "Percorrer essa distância em ventos muito fracos não é a situação mais fácil para nós. A pressão aumenta. Mas somos todos bem treinados para isso, já que todas as chegadas vêem apresentando o mesmo cenário. Nós vamos sobreviver", afirmou Sidney Gavignet.

O Piratas do Caribe voltou a ocupar a segunda colocação esta noite, passou o ABN Amro 2. "A disputa foi dura nas últimas 24 horas. Cada um teve seu melhor momento, dependendo de onde estava e em que horas fez as manobras", comentou o comandante do Piratas Paul Cayard.

Brasil 1 - A tripulação do Brasil 1, quarto colocado, ainda acredita na chance de vencer a perna. "A flotilha está próxima e na verdade todos têm chances reais de ser o primeiro a chegar no Rio. Certo mesmo é que, mesmo faltando apenas mil milhas para a chegada, será um final bem lento", comentou Knut Frostad.

Ansioso com a chegada dos companheiros no Rio de Janeiro, Marcelo Ferreira - que ficou de fora desta perna para a entrada de Horário Carabelli na tripulação - também confia no conhecimento dos brasileiros. "Nesta semana, temos duas frentes agindo aqui na região do Rio de Janeiro. Uma está saindo, e, três dias depois, outra estará chegando. Entre essas duas frentes, o vento deve ser bem fraco. Como a segunda deve chegar ao Rio de Janeiro na sexta-feira, na quinta, quando os primeiros colocados devem chegar, a tendência é estar sem vento. E é nesse tipo de condição que eu aposto no Brasil 1. Ninguém conhece essas águas como nós", avaliou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS