Vela | Divulgação | 27/02/2006 10h11

Brasil 1 sobe para o 4º lugar na quarta etapa da Volvo Ocean

Compartilhe:

O Brasil 1 velejou com ventos de 20 nós durante a madrugada e pulou para o quarto lugar da 4ª etapa da Volvo Ocean Race após passar pelo segundo portão de gelo.

A embarcação está 79 milhas atrás dos líderes da etapa, os norte-americanos do Piratas do Caribe. A vantagem sobre o sueco Ericsson, que está na quinta posição, é de 24 milhas.

Nas últimas 24 horas, o veleiro brasileiro conseguiu percorrer 498 milhas, a melhor marca da quarta etapa da prova. Para se ter idéia, a diferença para o Piratas diminuiu em mais de 100 milhas no período.

Entre sábado e domingo, o Brasil 1 chegou ao ponto algumas horas depois dos concorrentes. Com isso, foi beneficiado com ventos mais fortes para descer em direção ao sul. O navegador Marcel van Triest, então, optou por uma rota mais ao leste da flotilha.

\"Após esse portão, estamos livres para ir para o Sul, já pensando em como vamos chegar ao Cabo Horn. E, o melhor, é que as condições para velejar nessa direção são muito boas. Vamos pegar ventos mais favoráveis e um ângulo muito propício. O mais importante é que começaremos a navegar a favor das ondas\", destacou o comandante Torben Grael.

Pelo boletim divulgado na manhã do domingo, o Piratas do Caribe lidera a quarta perna, seguido pelo ABN Amro One (a 2 milhas), Movistar (a 14 milhas), Brasil 1 (a 79 milhas), Ericsson (a 103 milhas) e ABN Amro Two (a 158 milhas).

A classificação geral após três etapas é a seguinte:

1) ABN Amro One (HOL) - 38,5 pontos
2) ABN Amro Two (HOL) - 28
3) movistar (ESP) - 25
4) Piratas do Caribe (EUA) - 21,5
5) Brasil 1 (BRA) - 20
6) Ericsson (SUE) - 16,5
7) Brunel (AUS) - 11,5 pontos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS