Tiro | (Com informações da Sejel) | 16/09/2005 13h19

Rita de Cássia Pimenta busca medalha no Campeonato Mundial

Compartilhe:

A atleta para-olímpica corumbaense Rita de Cássia Pimenta, 30 anos, praticante da modalidade Tiro na categoria carabina a ar - dama para-olímpica, viaja nesta sexta-feira, 16/09, às 13h35 para o Rio de Janeiro, onde irá participar do Campeonato Mundial. O evento acontece no período de 16 a 25 de setembro. A atleta, patrocinada pelo Fundo de Investimento Esportivo (FIE) na viagem, é a atual recordista brasileira em sua categoria e, agora, tentará conquistar mais um título para Mato Grosso do Sul e para o país.

Rita de Cássia Pimenta já conquistou seis títulos e quebrou duas vezes o recorde nacional em sua categoria. O último, em agosto no Rio Grande do Sul, a atleta conquistou a marca de 288 pontos, 18 acima da marca anterior, quebrando o próprio recorde.

Jogos Mundiais

Nos Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas e Amputados - Tributo à Paz, o Brasil participará com uma delegação de 80 atletas, entre eles a sul-mato-grossense Rita Pimenta. Haverá disputas em sete modalidades para-olímpicas: atletismo, natação, halterofilismo, tiro para-olímpico, tiro com arco, futebol e esgrima em cadeira de rodas. É a primeira vez que a competição será realizada na América Latina e a cidade sede escolhida pela federação mundial foi o Rio de Janeiro. Um total de 48 nações já confirmou presença no mundial.

Apesar de quebrar o recorde nacional e se classificar para o mundial, Rita precisa ter equipamento próprio para se inscrever na competição, ou seja, possuir uma carabina a ar comprimido, calibre 22, além de um casaco apropriado. "Acertamos o empréstimo do casaco junto à federação paulista, e conseguimos a arma através de um atleta carioca, que se dispôs a emprestar a arma para Rita poder competir", informou Iara Iule, presidente do Caira (Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa).

Carreira vitoriosa

Rita de Cássia Pimenta iniciou a carreira em 2003 sob orientação do capitão Freitas, da Polícia Ambiental, que na época trabalhava em Corumbá. O capitão ministrou noções e técnicas de tiro para a jovem praticante. "Entrei com a cara e a coragem", lembrou Rita.
A corumbaense hexa-campeã participou e venceu seis competições, todas na categoria carabina a ar/dama para-olímpica. Confira as participações da atleta sul-mato-grossense em competições de Tiro:

1. 2ª Copa do Brasil de Tiro Para-olímpico, Campo Grande/MS, março 2004, campeã;
2. Jogos Para-olímpicos, Goiânia/GO, maio 2004, campeã;
3. Jogos Para-olímpicos do Brasil, São Paulo/SP, maio 2004, campeã;
4. Campeonato Brasileiro de Tiro, Bauru/SP, junho 2004, campeã;
5. 4ª Copa Mário Guimarães, julho 2004, Guarulhos/SP, recorde nacional (270 pontos), campeã; e
6. Campeonato Brasileiro de Tiro Para-olímpico, agosto 2005, novo recorde brasileiro (288 pontos em 1h15min de prova), campeã.

Rita quebrou o próprio recorde 391 dias após a competição em Guarulhos/SP. O retorno da atleta está previsto para o dia 22, pela manhã.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS