Tiro | Com CG Noticias | 30/10/2023 13h56

Competidores de Tiro Esportivo Paralímpico vão representar a Capital

Compartilhe:

Beneficiados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), através do programa Auxílio Atleta, dois competidores de Tiro Esportivo adaptado representarão Campo Grande, no Rio de Janeiro, no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no centro Militar de Deodoro. A competição será a última etapa antes do Mundial que ocorrerá em Lima, Peru, entre os dias 19 e 29 de setembro.

Os atletas que irão representar a cidade serão, Enio de Jesus Garcia, que vai disputar na categoria de SO2 (paraplegia – tiro de 10 metros e de 50 metros) e João Moraes vai disputar na categoria carabina R6 deitado (tiro de 50 metros).

Essa competição é de grande importância para os atletas, pois será a última etapa antes da disputa do Mundial de Tiro Esportivo Adaptado, que ocorrerá em Lima, no Peru, entre os dias 19 e 29 de setembro. Além disso, é uma oportunidade para os atletas mostrarem todo o seu talento e conquistarem bons resultados antes do evento mundial.

A Funesp, por meio do programa Auxílio Atleta, tem trabalhado para apoiar e incentivar os atletas de Campo Grande. Essa iniciativa proporciona recursos financeiros para que os atletas possam se dedicar integralmente à prática esportiva, treinando e participando de competições de alto nível.

Os dois atletas representantes de Campo Grande estão ansiosos para mostrar todo o seu potencial no Campeonato Brasileiro. Eles têm treinado duro e se preparado tanto fisicamente quanto mentalmente para essa importante competição. A expectativa é de que conquistem bons resultados, mostrando a força e habilidade do tiro esportivo adaptado da cidade.

Para Ênio o Auxílio está sendo fundamental para poder ir competir. “Estamos treinando duas vezes na semana. Nos últimos dois anos me destaquei bem e estou entre os oito melhores do Brasil. Vou tentar despontar novamente este ano. Ano passado fui beneficiado pelo auxílio atleta e me ajudou muito, viagem de ida e volta, estadia no hotel”.

Entre os títulos mais importantes, Ênio considera a conquista do segundo lugar na Confederação Paralímpica Brasileira e terceiro na Confederação Brasileira de Tiro.

João Moraes, pratica o tiro há mais de 10 anos. Entre seus títulos mais importantes considera o título a classificação de terceiro lugar no campeonato Sul-Americano. “A maior dificuldade para o atleta é na alimentação, hospedagem e passagem. O Auxílio atleta ajuda muito para essas competições porque o preço é alto para essas despesas. Vai ser bem concorrido e pretendo me classificar.”

A participação no Campeonato Brasileiro também servirá como uma ótima oportunidade de ganhar ainda mais experiência e aprimorar suas habilidades antes do Mundial. Com o apoio da FUNESP, os atletas têm todas as condições necessárias para representarem bem Campo Grande e buscaram ótimos resultados tanto no nacional quanto no internacional.

O diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad, mostrou seu apoio aos atletas. “Desejamos boa sorte aos atletas que irão representar a Capital e esperamos que conquistem excelentes resultados no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico. Que essa competição seja mais um passo rumo ao sucesso no Mundial de Tiro Esportivo Adaptado, mostrando a dedicação e talento desses atletas paralímpicos.”

Auxílio Atleta

Para receber o recurso, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idade mínima de oito anos, residir no município há mais de um ano e estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

O requerimento de concessão deverá ser apresentado à Funesp com até 60 dias de antecedência da competição. Devem ser anexados documentos que comprovam a condição de atleta, calendário do evento, relação dos gastos e comprovante de matrícula em instituição de ensino (para atletas menores de 18 anos).

O valor máximo de custeio de despesa por atleta é de 5 mil reais. Para saber a lista completa de documentos é necessário acessar o link https://forms.gle/V9effjfBmKd9AfPC9.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS