Tiro | Lucas Castro | 31/07/2019 13h05

Atleta de MS participa de principal torneio do mundo de tiro ao prato

Compartilhe:

O atirador de Chapadão do Sul, Paulo Ricardo Fabiani, de 58 anos, faz parte da delegação brasileira de tiro esportivo, que participa da 120ª edição do The Grand American World Trapshooting Championships. A competição, realizada no World Shooting and Recreational Complex, em Sparta, em Illinois, nos Estados Unidos, é a maior na modalidade tiro ao prato. O campeonato teve início nesta quarta-feira (31) e prossegue até 10 de agosto.

Fabiani é empresário e presidente do Clube de Caça e Tiro de Chapadão do Sul (CCTC). O atleta sul-chapadense foi convocado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), para integrar a seleção de trap (tira ao prato).

A seletiva envolveu apuração de resultados dos anos de 2018 e 2019. De acordo com a CBTE, os 10 membros da delegação do Brasil foram definidos com a seguinte fórmula: média dos dois melhores resultados de 2018, mais a média dos dois melhores resultados de 2019 (até a 3ª etapa), somadas ao resultado do maior regional de 2018 com peso 2, além do resultado da final de 2018 com peso 3.

Segundo a entidade que administra o esporte no país, dos 10 atletas brasileiros, nove são do estilo single (trap 100 e trap 200) e um do trap double. Além de Fabiani, representam o Brasil no torneio mundial Maicon Soares, Roberto Bortolozzo, Vinicius Simão, Luis Viganó, Fernando Zanchette, Gilberto Pavlak, Diego Cardoso, Valdir Abel e Rudimar Bortolozzo.

Seleção brasileira de trap (Montagem: Divulgação/CBTE)

O sul-mato-grossense está entre os melhores atirados esportivos do país, após ser campeão brasileiro de tiro ao prato em 2018. Em entrevista ao Esporte Ágil, Fabiani afirma que, apesar de os estadunidenses serem os favoritos na competição de trap, os brasileiros podem surpreender. “Os donos da casa são os favoritos, mas podemos ter uma surpresa nessa competição. Vamos trabalhar em cima da humildade, em primeiro lugar. Capacidade nossa equipe tem”.

O atirador de Chapadão do Sul ressalta que nos treinamentos, realizados nesta terça-feira (30), ele conseguiu obter bons escores (número de pontos conquistados), por volta de 98/100 e 99/100 pontos. Ao todo, serão oito provas oficiais, de 100 tiros.

Paulo Fabiani figura entre os principais atiradores do país (Foto: Divulgação/O Correio News)

“Para mim, é uma satisfação representar o meu clube de Chapadão do Sul, meu estado e meu país. Tenho o objetivo de ficar entre os 100 melhores do mundo. A competição envolve atletas de todas as partes do planeta. No mundo, existem cerca de 6.500 atirados e conseguir ficar entre os 100 primeiros é uma honra”, finaliza ao Esporte Ágil.

O tradicional torneio nos Estados Unidos é composto por diversos eventos. Um atleta tem a oportunidade de disputar as suas colocações em eventos singles, que são lançados um prato por vez, doubles, nos quais são lançados aos pares e eventos que juntam os resultados de outras disputas para definir os campeões.

Sul-chapadense no embarque para os Estados Unidos (Foto: Arquivo pessoal)

Na 119ª da competição, em 2018, Paulo Antonio Soares Junior, o Paulinho, membro da Comissão Técnica de Trap da CBTE, acertou todos os 100 pratos lançados e terminou com um escore que lhe rendeu o primeiro lugar na Classe A, à frente de outros 170 atletas. O brasileiro Marivaldo da Silva, terminou na segunda colocação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS