Tênis de Mesa | Time Calderano | 22/06/2019 13h18

Projeto social leva tênis de mesa a crianças no Norte da capital

Compartilhe:

Professor de Educação Física da rede pública há mais de 30 anos, Edson Ueti criou o projeto UNIDOS NA MESA, em Campo Grande (MS), para oferecer a outras pessoas as mesmas oportunidades que teve ainda bem jovem, graças ao tênis de mesa. Foi por meio da modalidade que muitas portas se abriram, começando pela inserção na sociedade e chegando até a sua escolha profissional.

Hoje, Edson tira recursos do próprio bolso para custear o UNIDOS NA MESA, que atende cerca de 200 pessoas na capital sul-mato-grossense. Duas vezes por semana, ele conta com o apoio dos ex-pupilos Rafael Watanabe – contemporâneo do Hugo – e Jackson Job para levar o tênis de mesa à quadra esportiva da unidade escolar estadual José Maria Hugo Rodrigues, localizada no bairro Mata do Jacinto, na região norte da capital.

“Há 30 anos, sair da periferia para ir ao centro praticar e conhecer o tênis de mesa era uma experiência grande. Faz parte de uma abertura social. Aconteceu comigo e quis que acontecesse com outros, por isso montei o projeto”, contou.

O impacto social do tênis de mesa foi o que motivou Edson a batalhar para que a modalidade chegasse às escolas – não apenas como lazer, mas como uma oportunidade de vida.

“Quando decidi pela Educação Física, nenhuma escola daqui tinha tênis de mesa. Mas era o que eu sabia e fui atrás disso. Levei também para escolas particulares, muitos receberam bolsas. É uma oportunidade para alcançar algo dentro da educação, não só no esporte”, disse.

O projeto social foi destaque na campanha do Time Calderano, do atleta carioca Hugo Calderano, de doação de materiais para iniciativas ligadas ao tênis de mesa. O projeto campo-grandense foi divulgado no site oficial do mesa-tenista brasileiro.

UNIDOS NA MESA
Onde? Rua Hugo Pereira do Vale, 183 – Mata do Jacinto – Campo Grande (MS)
Quando? Terças, das 15h às 18h30, e sábados, das 8h às 12h30
Quem pode participar? Aberto a toda a comunidade
Quanto custa? Nada. Não precisa levar raquete
Quem devo procurar? Edson Ueti, coordenador: (67) 99655-3970
Como posso ajudar o projeto? Doação de materiais

Hugo Calderano já competiu com Rafael Watanabe (1º à esq.), voluntário do UNIDOS NA MESA
(Foto: Divulgação/Time Calderano)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS