Tênis de Mesa | Lucas Castro | 09/04/2019 07h00

Lívia Lima encerra sua primeira competição pela seleção principal

Compartilhe:

A campo-grandense Lívia Lima encerrou, no último final de semana, sua primeira competição pela seleção brasileira principal de tênis de mesa. A mesa-tenista representou o Brasil, no Campeonato Sul-Americano Adulto, em Buenos Aires, na Argentina, junto a Laura Watanabe e Giulia Takahashi, no naipe feminino.

A seleção enviou sua equipe de base para a competição, que ocorreu de 2 a 7 de abril. O Brasil terminou em quarto lugar na colocação geral, atrás de Chile, Argentina e Equador. O naipe feminino foi o único que conseguiu alcançar pódio. Na disputa em duplas, Laura e Giulia garantiram a prata. Pelo sub-21, Giulia faturou outra medalha de segundo lugar para a seleção brasileira. Estas foram as únicas do país no Sul-Americano.

A atleta de Mato Grosso do Sul, de 16 anos, participou do torneio nas categorias em equipe, individual adulto, individual sub-21 e dupla mista (com atleta do naipe masculino). Ao todo, a mesa-tenista disputou 14 jogos. Uma peculiaridade a se destacar é que Lívia, em três ocasiões, perdeu para adversárias que, no fim, faturaram a medalha de ouro.

Na fase de grupos em equipes, o Brasil terminou em segundo da chave 1, ao lado de Peru e Colombia. Lívia Lima estreou perdendo para a peruana Angela Mori (3 sets a 1, parciais de 9/11, 11/9 e 11/6). Venceu Micaela Regaira, também do Peru, na segunda partida (3 sets a 0, parciais de 5/11, 6/11 e 9/11).

Equipe brasileira feminina em Buenos Aires (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda na primeira fase, a campo-grandense encarou duas vezes a colombianas Maria Perdomo, uma partida em dupla com Laura Watanabe e a outra individualmente. Na primeira, as brasileiras saíram derrotadas por 3 sets a 1 (11/5, 5/11, 9/11 e 14/16). Livia também perdeu para Perdomo na disputa individual, por 3 a 1 (11/13, 11/9, 4/11 e 7/11).

Na semifinal, pela modalidade em equipe, as brasileiras perderam por 3 sets a 1, no placar geral, para as chilenas Daniela Ortega, Judith Morales e Paulina Vega, que viriam a ser campeãs. A Colombia ficou com a prata.

Na melhor de cinco em equipe (quatro partidas individuais, mais uma em duplas), a mesa-tenista campo-grandense disputou dois jogos e foi derrotada em ambos. Na primeira partida, contra Daniela Ortega, Lívia Lima foi superada por 3 sets a 0 (5/11, 9/11 e 8/11). Posteriormente, a sul-mato-grossense de 16 anos sofreu outro revés, também por 3 sets a 0 (8/11, 3/11 e 7/11), frente à atleta Judith Morales.

No individual, entre as três brasileiras, Lívia foi quem chegou mais longe, perdendo nas quartas de final para a chilena Paulina Vega, por 4 sets a 0 (11/8, 11/7, 11/4 e 11/8). Vega foi a campeã.

Pelo individual sub-21, Lívia não foi bem e perdeu na primeira partida, já nas oitavas de final, para a venezuelana Neride Niño, por 3 sets a 0 (11/6, 11/3 e 11/7). Neride acabou campeã, vencendo a brasileira Giulia Takahashi. Já pelas duplas mistas (masculino + feminino), a atleta de Campo Grande, junto a Lucas Paiva, foi superada por Judith Morales e Manuel Moya, do Chile, por 3 sets a 0 (11/7, 11/9 e 11/5.

Confira os resultados completos do Sul-Americano Adulto por meio deste link.

Somente o feminino subiu ao pódio (Foto: Arquivo pessoal)

O técnico de Lívia, Ricardo Rieff faz uma avaliação positiva da primeira competição da atleta pela seleção principal. O treinador ressalta que a experiência das adversárias, mais velhas, fez a diferença. “Teve o frio na barriga por ser a primeira competição no adulto. O jogo é diferente, a bola da categoria adulta é diferente, as meninas têm mais experiência, sabem a hora de pressionar, de dar uma esfriada no jogo, o que a Lívia ainda está aprendendo".

"Muitos jogos foram no detalhe, as adversárias souberam usar da experiência, são ‘macacas velhas’, como se diz na gíria esportiva, sabem jogar sob pressão. Mas a Lívia se saiu muito bem, sendo o primeiro torneio adulto e tenho certeza que estará mais confiante para as próximas competições”, acrescentou Rieff.

Em mensagem por rede social, Lívia agradeceu aos que torceram por ela. A atleta também admitiu contentamento por estrear pela categoria adulta e afirmou que aprendeu bastante com cada um dos 14 jogos realizados no Sul-Americano. “Conquistamos o quarto lugar por equipes. Fiquei muito feliz com meu desempenho nesse torneio, principalmente no individual, no qual ganhei nas eliminatórias da Candela Molero (ARG). Nas quartas, enfrentei a campeã do torneio e perdi por 4 a 0, mas consegui fazer um bom jogo contra ela”.

Atualmente, Livia reside na capital do Rio Grande do Sul e atua pela Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS