Taekwondo | Luciano Pinheiro | 29/05/2019 12h00

Estadual de Taekwondo foi realizado no último final de semana

Compartilhe:

Disputado no último final de semana, o Campeonato Estadual de Taekwondo envolveu 110 atletas sul-mato-grossenses de faixas coloridas e pretas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Com delegações de Campo Grande, Três Lagoas, Sonora, Ponta Porã, Dourados e Anaurilândia, o evento também serviu de seletiva para a equipe sul-mato-grossense que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Taekwondo no mês de agosto, no Rio de Janeiro.

As disputas foram realizadas nas categorias fraldinha, mirim, infantil, cadete, juvenil, sub-21, adulto e máster, nas modalidades masculino e feminino.

O pódio da classificação foi preenchido por três associações de Campo Grande. A Associação Fábio Costa* ficou em primeiro lugar com 283 pontos, seguida pela Associação Faixa Preta em segundo, com 164 pontos, e com a Associação Pedro Lemes em terceiro, com 118 pontos respectivamente. Completam a classificação a Associação Tres-Lagoense**, Associação Rodrigues e a Associação Amaro, com 88, 14 e 7 pontos respectivamente.

*A delegação de Sonora disputou o Estadual vinculada a Associação Fábio Costa.

** A delegação de Anaurilândia disputou o Estadual vinculada a Associação Tres-Lagoense.

Confira aqui o resultado completo do Campeonato Estadual, e a lista dos selecionados para o Campeonato Brasileiro neste link.

Patrocínio

O evento foi realizado em dois dias, divididos para pesagem e congresso técnico no sábado (25), e no domingo (26) foram disputadas as seletivas para o brasileiro e o campeonato estadual. Atletas de seis cidades estiveram envolvidos no evento que teve como única ajuda alguns materiais e local cedidos pela AABB.

Para Fabio Costa, presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS), a falta de apoio prejudica o nível do esporte no estado. “Nós temos atletas de alto nível, titulares na seleção brasileira e em campeonatos internacionais. Eu não sei até onde a gente vai depender do recurso dos pais para ajudar os atletas a disputar estes eventos”.

Fabio conta que enviou ofícios à Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e à Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), porém teve o pedido de apoio negado. Ele diz que o evento foi realizado com o valor das inscrições e com a ajuda de muitos voluntários. “A equipe de árbitros, equipe médica, equipe de trabalho, todos foram voluntários. Ninguém ganhou nada porque não tem recurso”.

Próximos campeonatos

Os Jogos Pan-Americanos estão marcados para junho, em Portland nos Estados Unidos. Os irmãos campograndenses Luiz Felipe Aquino (cat. juvenil até 48kg) e Suzanna Aquino (cat. juvenil até 59kg) disputam no Taekwondo no dia 14. Já no dia 15, Natan Lopes (cat. juvenil até 63kg), também de Campo Grande, disputa o Pan-Americano aberto.

Luiz Felipe e Suzanna após a conquista da classificação para os Jogos Pan-Americanos, no Grand Slam de Taekwondo disputado no Rio de Janeiro em fevereiro. (Foto: Divulgação)

Em agosto acontece o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no Rio de Janeiro. A seleção de Mato Grosso do Sul viaja com 40 atletas para a disputa do torneio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS