Skate | Com Diarionline | 29/09/2010 13h27

"Corumbá Skate Style" desmistifica a cultura desse esporte radical

Compartilhe:

Skate

Corumbá (MS) - Adrenalina foi a palavra de ordem na pista de skate da Esplanada da Nob. Apaixonados pelo esporte radical se reuniram na disputa do Campeonato Corumbá Skate Style com o propósito de demonstrar toda a cultura e as manobras que essa tribo curte.

"Já foram realizados diversos campeonatos de skate em Corumbá. O primeiro foi em 2002, depois já ocorreram em escolas, nas ruas, no poliesportivo. Este é especial, pois além da competição, reúne diversas culturas que norteiam os skatistas, como apresentação de bandas e de grafites", explicou o organizador do evento, Cristiano da Silva Bareiro, 21 anos, há 9 anos skatista.

Ao todo, a competição reuniu mais de trinta participantes, que se dividiram em duas baterias, a dos iniciantes e a dos amadores. O intuito era de que o campeonato tivesse término no domingo mesmo, porém, devido a chuva que caiu na cidade, a coordenação do Campeonato teve de suspender as provas e uma segunda bateria será realizada possivelmente no sábado, 02 de outubro. Na etapa realizada no último domingo, dia 26, houve a conclusão das voltas classificatórias dos iniciantes e amadores.

Além das manobras radicais apresentadas durante aquecimento e a disputa, o público presente pôde conferir a apresentação do Beat Boxer DJ Bolívia junto com a banda de rap Ment Ativa. Em entrevista ao Diárionline, o produtor do evento, Salim Haqzan, enfatizou que é necessário dar credibilidade à toda prática desportiva.

"Em Corumbá há uma forte cultura sobre a prática do futebol. Em todas as esquinas que andamos há meninos praticando. Já o skate é visto de uma forma destorcida. Vários rótulos são colocados em quem pratica. Há um preconceito muito grande, pois mostra o esporte e toda a sua cultura, como uma coisa marginalizada, e isso não é verdade. Nosso objetivo é promover essa cultura do skate que é forte, que nasceu do povo simples e mostrar que esse campeonato  foi promovido pelos próprios meninos da classe, pois é muito difícil encontrar patrocínio e colaboradores. Os atletas se empenharam e foram atrás das premiações, tiveram o cuidado e a força de vontade de recapear a pista. É isso que queremos mostrar, a força de vontade e a beleza do esporte", afirmou.

Cair e levantar; assim como tudo na vida

"O skate é como a vida: se você cair, levante, bate a poeira e volta para cima do skate. Na vida é assim, não deu certo, temos que tentar até conseguir", resumiu a filosofia skatista, Felipe Ponciano,11 anos, o "Justin Bieber dos Skates", isso devido aos cabelos esvoaçantes e ao grande sucesso que o menino fez entre a torcida feminina.

Felipe contou que começou a andar de skate quando tinha 05 anos de idade, pela influência de um amigo, o "Formiga", e que depois disto, pretende não largar mais do "brinquedo". "Meus pais ainda implicam um pouco com o skate, mas isso é devido ao fato de eu estar sempre me machucando. Não tem como não cair. É a vida, caiu, levanta. E se machucar, uma hora fica bom. Acredito que o skate é pra minha vida toda. Não consigo ficar sem andar", disse o menino.  Na pista o que valiam eram as manobras, era impressionar o público pela agilidade e domínio da prancha com rodinhas.

"Pratico o esporte há 10 anos. Minha família até hoje não me apoia, pois há muitos mitos de que o skate é associado às drogas, à marginalidade, mas não é assim. Acredito que esses mitos estão impregnados e que são necessárias muitas promoções de divulgação como essa pra chamar o público e mostrar o que é o skate e toda essa cultura que o cerca. Não há idade para andar, há apenas a vontade e a determinação", disse Carlos Roberto de Moraes, 24 anos, mais conhecido como "Beto".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS