Projetos | Com Prefeitura de Corumbá | 17/05/2019 15h19

Corrida abre Semana do Meio Ambiente em Corumbá

Compartilhe:

Como todos os anos, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP) realiza a Semana do Meio Ambiente em Corumbá, no período de 02 a 07 de junho, juntamente com os seus parceiros habituais, para marcar o Dia 05 de Junho, data em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano o tema escolhido foi: “Corumbá Conservando o Meio Ambiente”. A programação durante toda a Semana será bem ampla, entre os destaques:

Dia 02 de Junho - III Corrida de Aventura do Parque Piraputangas - a partir das 07h30', com largada às 08 horas. O Parque Natural Municipal de Piraputangas, criado em 2003 e situado na morraria da formação Santa Cruz, constitui uma importante área de refúgio para as espécies da flora e da fauna. Este evento foi criado, pensando em propiciar atividades que aproximem as pessoas do contato com a natureza e estimulem o compromisso do cidadão com a conservação do meio ambiente.

Este ano serão duas modalidades de competição: Trekking: a corrida de trilha terá um trajeto de 10 km dentro do Parque Municipal de Piraputangas, com 100 vagas para atletas do sexo masculino e feminino. Bike: a corrida de bicicleta terá um trajeto de 44 km, iniciando na entrada da Estrada Parque (BR 262, próximo ao Clube do Laço) e chegada à Sede do Parque Municipal de Piraputangas, com 100 vagas para atletas do sexo masculino e feminino. Ambas as modalidades terão premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada sexo.

As inscrições e os regulamentos das provas estão disponibilizados no link: https://app.kmaisclube.com/eventos/hotsiteeventos.aspx?III-Corrida-de-Aventura-do-Parque-das-Piraputangas-Corumba

Dia 03 de junho – às 09 horas, Solenidade de Abertura da Semana, no auditório do Sindicato Rural, com a presença de autoridades, parceiros e convidados, ocasião em que será assinado e firmado um Convenio entre a Prefeitura e o IFMS sobre a Coleta de Lixo Eletrônico. Após essa solenidade, será realizada I Ciclo de Palestras, com os temas: “As Implicações Ambientais decorrentes do Descarte Inadequado do Lixo Eletrônico” e “Como são Reaproveitados os Resíduos Eletrônicos” - carga horária: 04 horas. Simultaneamente a esse Ciclo de Palestras ocorrerá também, no mesmo dia, local e horário, I Colóquio Socioambiental de Corumbá.

Continuando, no dia 05 de junho, A FMAP estará com uma tenda na Praça da Independência, das 08 às 17 horas, recebendo dos munícipes os resíduos eletrônicos descritos abaixo, onde destacamos que esse é um evento muito importante, pois tirará das ruas, esse tipo de resíduo tão nocivo à saúde da população. Poderão ser entregues os seguintes materiais coletáveis: Computador, teclado, mouse, monitores CRT, monitores LCD, cabos de força, impressoras, leitores de códigos de barra, aparelhos de DVD, calculadoras, projetores multimídia, celulares, pilhas, baterias, caixas de som, máquinas de cheques. Valendo frisar que outros tipos de resíduos não serão aceitos e nem coletados no local, somente os que aqui estão descritos.

No dia 06 de junho haverá um festival de Paródias na Escola Municipal Barão do Rio Branco, período matutino, com o tema: Corumbá Conservando o Meio Ambiente, onde participarão somente as Escolas da Rede Municipal de Ensino, com premiação para a Escola que alcançar o primeiro lugar.

E, finalizando, dia 07 de junho, último dia das festividades dessa Semana, acontecerá o I Simpósio de Pesca no Pantanal, em parceria com a ACERT (Associação dos Empresários do Turismo de Corumbá), visto ser a pesca uma das principais atividades econômicas, sociais e ambientais desenvolvidas no Pantanal Sul-Mato-Grossense, em virtude do apelo ambiental em prol da conservação da fauna aquática e da pesca da região, o evento se propõe a ser um espaço para discussões, e informações sobre o ordenamento pesqueiro estadual. Será um evento científico fechado que contará com apenas 100 convidados dentre eles pesquisadores e demais atores sociais ligados à pesca no Pantanal. E tem como objetivo oportunizar um diálogo socioambiental e econômico entre diferentes segmentos relacionados à atividade pesqueira.

A diretora-presidente Ana Cláudia Boabaid disse que a Programação está bem eclética, elaborada com muito carinho por sua equipe e espera contar com a participação e presença da população para o engrandecimento do nosso Bioma Pantanal, até porque Corumbá assume um importante papel nesse contexto, porque o Munícipio além de ser banhado pelo rio Paraguai, também abriga aproximadamente 60% do Pantanal, Bioma considerado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) “Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera” em função de sua importância e diversidade ecológica, sendo a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS