Premiações | UOL | 24/01/2008 16h01

Kaká e Marta são indicados do Laureus, o "Oscar do Esporte"

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Eleitos pela Fifa como os melhores jogadores do mundo, Kaká e Marta podem ganhar outro prêmio por seus desempenhos em 2007. Os dois foram indicados nesta quinta-feira na categoria "Atleta do Ano" no Laureus, conhecido como o "Oscar do Esporte".

Kaká, destaque do Milan na conquista da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, vai concorrer com o tenista suíço Roger Federer, o velocista norte-americano Tyson Gay, o nadador norte-americano Michael Phelps, o piloto finlandês Kimi Räikkönen e o golfista norte-americano Tiger Woods.

Na disputa feminina, Marta, que levou o Brasil ao segundo lugar na Copa do Mundo de futebol, vai concorrer com a tenista belga Justine Henin, a saltadora russa Yelena Isinbayeva, a atleta de heptatlo sueca Carolina Kluft, a nadadora australiana Libby Lenton e a golfista mexicana Lorena Ochoa.

A premiação será entregue na cidade russa de São Petersburgo no dia 18 de fevereiro. A votação é feita por 43 personalidades do esporte.

Além de Kaká e Marta, outro brasileiro está na disputa do Laureus. Daniel Dias, vencedor de oito medalhas de ouro na natação dos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, compete na categoria de Melhor Atleta Paraolímpico.

O prêmio é entregue desde 2000. No ano passado, Roger Federer e Yelena Isinbayeva levaram os prêmios principais. Federer, aliás, ganhou também o Laureus de melhor atleta em 2005 e 2006.

A última vez que um brasileiro foi premiado no Laureus foi em 2003, quando Ronaldo foi escolhido como o "Retorno do Ano" e a seleção de futebol faturou o troféu de "Equipe do Ano".

Em 2002, o skatista Bob Burnquist levou o prêmio de "Melhor Atleta Alternativo". Já em 2000 Pelé ganhou um prêmio honorário pelo "Conjunto da Obra".

Na disputa de 2008, Kaká e Marta vão enfrentar rivais de peso. Federer teve mais um ano de domínio no tênis, com direito a três títulos de Grand Slam; Gay ganhou as provas de 100 m e 200 m rasos no Mundial de atletismo; Phelps levou sete ouros e cinco recordes mundiais no Mundial de natação; Räikkönen, na última prova, ganhou o título do Mundial de F-1; e Woods venceu o PGA dos EUA, um dos principais torneios de golfe do mundo, e outros seis grandes eventos.

As rivais de Marta também brilharam. Henin, número um do mundo do tênis, ganhou dez títulos na temporada; Isinbayeva confirmou o seu favoritismo e levou o ouro no salto com vara do Mundial de atletismo; Kluft ganhou pela terceira vez seguida o ouro no heptatlo do Mundial de atletismo; Lenton faturou cinco medalhas de ouro no Mundial de natação; e Ochoa ganhou sete torneios na temporada do golfe.

Veja os outros indicados:

Melhor Equipe do Ano
Milan, italiano, futebol
Austrália, críquete
Ferrari, italiana, Fórmula-1
Alemanha, futebol feminino
Iraque, futebol
África do Sul, rúgbi

Revelação do Ano
Alberto Contador, espanhol, ciclismo
Novak Djokovic, sérvio, tênis
Tyson Gay, americano, atletismo
Lewis Hamilton, britânico, Fórmula-1
Oscar Pistorius, sul-africano, atletismo paraolímpico
Casey Stoner, australiano, MotoGP

Retorno do Ano
Great Britan Lions, britânicos, rúgbi
Christine Ohuruogu, britânica, atletismo
Paula Radcliffe, britânica, atletismo
Jana Rawlinson, australiana, atletismo
Steve Stricker, americano, golfe
Jonny Wilkinson, britânico, rugby

Melhor Atleta Paraolímpico
Daniel Dias, brasileiro, natação

Darren Kenny, britânico, ciclismo
Sarah Storey, britânica, ciclismo
Michael Teuber, alemão, ciclismo
Esther Vergeer, holandesa, tênis

Melhor Atleta Radical
Daniel Dhers, venezuelano, BMX
Mick Fanning, australiano, surfe
Stephanie Gilmore, australiana, surfe
Aaron Hadlow, americano, kiteboard
Ryan Sheckler, americano, skate
Shaun White, americano, snowboard e skate

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS