Política | Da redação | 07/06/2017 13h20

Política esportiva se estabelece com criação de Comissão Municipal do Sistema de Esporte e Lazer

Compartilhe:

O prefeito Marquinhos Trad e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) Rodrigo Terra assinaram na manhã desta terça-feira (6), na Câmara Municipal, o Decreto da Criação da Comissão Municipal do Sistema de Esporte e Lazer. Com isso, a política esportiva campo-grandense muda de patamar e passa a ter um plano próprio, com metas estabelecidas, objetivos e financiamento próprio.

O prefeito Marquinhos Trad afirmou que o sistema será o primeiro a ser criado em uma capital brasileira. “Somos a primeira capital do país que terá uma política pública desportiva. Estamos aqui na Câmara Municipal porque aqui nasceu este decreto que vai criar uma comissão com homens e mulheres comprometidos, e mais que isso, compromissados, com a ética e com a sabedoria para redigir o anteprojeto que vai dar origem a lei”, afirmou.

Com a assinatura do decreto, os 31 membros da comissão irão elaborar o texto do Sistema de Esporte e Lazer de Campo Grande. Eles têm 120 dias para preparar o anteprojeto de lei que irá criar do Sistema Municipal de Esporte e Lazer.

Para o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o mais importante com a criação da comissão, e posteriormente do sistema municipal, é a mudança de paradigma, de patamar, que esporte passa a ter. “A partir da criação do Sistema de Esporte e Lazer, a política de esporte e lazer do nosso município muda de patamar. A gente inverte a lógica, uma lógica onde o cidadão procura o poder público para apoiar as atividades. A partir do sistema vamos estipular, estabelecer qual é o plano de ação que nós queremos para a política esportiva campo-grandense. A política esportiva passa a ter um plano de metas estabelecidas, de objetivos, de financiamento próprio. Algo que nunca aconteceu”, explicou.

Empossado hoje, o professor Jairo Rodrigues, representante do ensino superior e integrante do Conselho Superior de Educação Física, enfatizou a importância do sistema que fará com que as políticas públicas do esporte se mantenham. “Nunca houve essa preocupação de criar uma comissão que pense o esporte, para que tenha políticas que não se percam os anos. O esporte sempre foi gerido de acordo com a vontade de quem estava na pasta. Com a mudança de gestão muitos projetos deixavam de ter continuidade. Agora, as políticas serão perenes”, disse.

Para John Terena, da “Equipe de Treinamento e Futebol Juventude CG”, que também foi empossado nesta terça, a continuidade dos projetos dará mais oportunidade aos jovens. “Eu devo muito ao esporte. Ele me ajudou a desenvolver socialmente, me educou e me ajudou na questão intercultural. Com este sistema teremos um marco regulatório do esporte em Campo Grande. Pode parecer simples, mas o esporte ainda tem dificuldades para ser fomentado. A partir dele a gente também educa, socializa uma criança”, afirmou.

Para finalizar, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha, disse não ter dúvidas do trabalho que a comissão vai realizar. “Será de alta qualidade e após a conclusão deste trabalho inicial vamos entrar na questão da formatação legal. O anteprojeto virá para esta Casa de Leis e com certeza nós teremos a aprovação deste sistema”, disse.

A comissão é formada por membros da Sociedade Civil, Entidades Esportivas, órgãos municipais, imprensa, entre outros. A partir da publicação no Diário Oficial, os membros passarão a estudar artigos e normas que tratam sobre o assunto, como por exemplo: a Lei do Sistema Nacional Esportivo, a Lei Pelé e as deliberações que já foram tomadas nas conferências nacionais para criar o anteprojeto que dará origem a lei que criará o Sistema Municipal de Esporte e Lazer.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS