Política | Da redação | 17/03/2017 14h01

Governador renova compromisso com o esporte de MS

Compartilhe:

A Fundesporte promove, até amanhã, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o Encontro de Gestores Esportivos de Mato Grosso do Sul. Gestores de mais de 70 municípios estão na Capital para discutir os rumos e as políticas públicas de Estado para o setor. A abertura, na manhã desta quinta-feira, contou com a participação do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja que, junto com o diretor-presidente da Fundesporte, professor Marcelo Miranda, reafirmou a importância do esporte na administração.

“Planejamos fazer uma grande compra de materiais esportivos para serem encaminhados aos 79 municípios. Queremos reestruturar equipamentos e praças deterioradas. Mesmo com a crise estamos investindo e vamos continuar investindo, mas para isso precisamos de parceiros. Aqui no encontro tenho certeza de que podemos construir parcerias saudáveis e fazer muito mais com menos recursos, usando a criatividade”, disse Reinaldo Azambuja.

O diretor-presidente da Fundesporte completou. “Estamos nos desdobrando para prestar o melhor serviço e atender o maior número de municípios. Nesses dois anos investimos no esporte escolar, colocamos os alunos em hotéis, aumentamos o número de jogos; recolocamos Mato Grosso do Sul no cenários nacional dos grandes eventos esportivos com o Open de Vôlei de Praia; reformamos o Morenão que foi reaberto depois de quase três anos; retomamos as obras do Centro da Vila Almeida que ficaram paradas por 12 anos; aumentamos o número de contemplados com a bolsa-atleta e agora estamos aqui para prestar contas e apresentar nosso calendário e ações para 2017”, contou.

O governador do Estado ainda estimulou os gestores a investirem no esporte contando um pouco de sua experiência, quando prefeito de Maracaju. “O esporte é uma área na qual se faz muito, com poucos recursos. É política pública de inclusão social que tira o jovem do descaminho, das drogas e da prostituição. É um dos caminhos para inclusão, resgate e estímulo do jovem. Fizemos isso em Maracaju e tivemos bons resultados”, analisou.

Por fim, apoiou a iniciativa da Fundesporte de realizar o Encontro de Gestores. “É muito importante essa política transversal, de ouvir a opinião dos gestores e convidá-los para trabalhar junto. Muitos estão iniciando a gestão agora e é um bom momento para firmar boas parcerias”, explicou Reinaldo Azambuja.

O professor Marcelo Miranda agradeceu a participação e o incentivo do governador. “O Governo do Estado apoia o esporte, investe e incentiva. O governador Reinaldo Azambuja é amante do esporte, sabe da importância de se investir no esporte e no lazer. A presença dele no Encontro de Gestores só reforça esse compromisso”.

Participaram da abertura, entre outras autoridades, os deputados estaduais Mara Caseiro, Herculano Borges e Renato Câmara, o secretário-adjunto de Estado de Educação Josimário Derbly, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande vereador João Rocha, o reitor da UFMS Marcelo Turine e o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso Mario Kruegger.

O primeiro dia do Encontro ainda teve lançamento do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de MS, palestra do Vice-Presidente do Comitê Paralímpico do Brasil Ivaldo Brandão, apresentação do calendário da Fundesporte com jogos estaduais e das ações de lazer.

A programação continua nesta sexta com atividades como o II Ciclo de Capacitação do Marco Regulatório do Terceiro Setor sobre as novas regras para celebração de parcerias com o Governo do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS