Política | Com Fundesporte/Lucas Castro | 02/11/2019 14h11

Dirigente da Fundesporte é convidado para audiência pública

Compartilhe:

O gerente geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), professor Doutor Paulo Ricardo Nuñez, participou de audiência pública realizada na terça-feira (29.10), na Comissão Especial do Esporte na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. O dirigente foi convidado pelo deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ), para representar Mato Grosso do Sul durante a apresentação do planejamento das modalidades esportivas olímpicas para 2020.

O sul-mato-grossense integrante da Comissão de Atletas do Ciclismo, Leandro Carvalho da Fonseca, também recebeu convite, para explicar o funcionamento desta Comissão, vinculada à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A Comissão do Esporte da Câmara deu prosseguimento à série de reuniões públicas, que ouve membros das diretorias das confederações olímpicas do país. Nesta edição, além dos representantes do ciclismo, confirmaram presença dirigentes do hipismo, levantamento de peso, tiro com arco e tiro esportivo. No decorrer da discussão coletiva, os presidentes e atletas explanaram sobre a estrutura atual das confederações, os resultados recentes dos principais campeonatos e fizeram projeção para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão.

Especificamente sobre o ciclismo, o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, discutiu diversos temas, entre eles o combate ao doping, transparência na gestão e classificação olímpica. De acordo com Paulo Nuñez, representante sul-mato-grossense na Casa e aficionado pelo esporte sobre duas rodas, a modalidade encontra-se em amplo crescimento.

“O assunto principal na audiência foi a preparação dos atletas brasileiros com vistas às Olimpíadas e hoje temos a convicção de que é uma modalidade que cresce a cada dia, nos diversos estilos como mountain bike, speed, BMX (bicicross). Já temos três atletas classificados aos Jogos Olímpicos, dois com chances de medalha. O investimento feito pela CBC nos últimos anos é bem alto e este esporte está no caminho certo”, afirma Nuñez. Atualmente, o carioca Henrique Avancini é tido como forte candidato ao pódio em Tóquio, no ano que vem, pela categoria mountain bike.

Implantação que dá resultado

Em Mato Grosso do Sul, o ciclismo integra os Jogos Escolares da Juventude, incluído na atual gestão da Fundesporte. Paulo Nuñez aproveitou a audiência na capital federal para apresentar ao presidente da CBC o trabalho desenvolvido em torno do ciclismo nas competições escolares sul-mato-grossenses. “A primeira modalidade implantada pela nossa gestão foi esta e já vemos os resultados. No segundo ano dos Jogos, Kawãh David, de Chapadão do Sul, por exemplo, hoje é destaque, é o atual campeão da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ)”, aponta Nuñez. Os ciclistas de Mato Grosso do Sul são promessa de ouro no JEJ Nacional, que acontecerá entre 15 e 30 de novembro em Blumenau-SC.

O chefe da Gedel avalia que “o ciclismo é uma tendência tanto no rendimento, quanto como esporte de participação. Notamos muitos adeptos nos últimos anos e isso tende a crescer no que se refere ao aspecto de saúde e mobilidade urbana”.

Pelo ciclismo, ainda participou o gestor de Alto Rendimento, Fernando Fermino. Participaram também: pelo hipismo, o integrante da Comissão de Atletas, Jorge Luiz Passamani, e o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Ronaldo Bittencourt Filho; pelo levantamento de peso, a integrante da Comissão de Atletas, Emily Rosa, e o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Enrique Montero Dias; pelo tiro com arco, o membro da Comissão de Atletas, Cláudio Contrucci, e o presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Vicente Fernando Blumenschein; e pelo tiro esportivo, a presidente da Comissão de Atletas, Janice Gil Teixeira, e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, Jodson Junior.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS